ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Interior

PF faz buscas na casa de outro suspeito de fraudar auxílio emergencial

Mandado foi cumprido hoje em Batayporã; fraude era aplicada através do Caixa TEM

Helio de Freitas, de Dourados | 12/07/2022 10:06
Agente da PF entra em viatura em local das buscas em Batayporã (Foto: Divulgação)
Agente da PF entra em viatura em local das buscas em Batayporã (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12) outra operação para investigar fraudes contra o auxílio emergencial, pago em 2020 e 2021 por causa da pandemia de covid-19. Denominada “Miser Fraudis”, a operação cumpriu mandado de busca e apreensão em Batayporã, cidade a 310 km de Campo Grande.

Com mandado expedido pela Justiça Federal, agentes da delegacia da PF em Dourados foram até a casa do homem apontado como responsável por diversas fraudes ao sistema Caixa Tem. Segundo a investigação, ele desviava valores de terceiros por meio de boletos e de transferências em favor de contas criadas para o golpe.

O nome da operação faz alusão ao fato de ter a fraude ocorrido em benefício social federal criado com objetivo de amenizar a situação de miséria de parte da população em decorrência da pandemia.

“A conduta reprovável pode importar nos crimes estelionato previdenciário e associação criminosa, com penas que somadas podem chegar a 8 anos de reclusão”, segundo a PF.

Outro caso – No dia 28 de junho, a PF desencadeou a Operação Contritio Fiduciae contra funcionária terceirizada da Caixa Econômica Federal investigada por fraudar o auxílio emergencial. A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 1 milhão em bens da suspeita.

Buscas foram feitas em endereços ligados a ela em Ivinhema, mas a PF explicou que a fraude ocorreu em agência da Caixa localizada em outro município, não informado. A funcionária é suspeita de usar senha de outro servidor da instituição para gerar dezenas de benefícios fraudulentos do auxílio emergencial.

Nos siga no Google Notícias