ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

PGR não quer foro privilegiado em investigação contra Geraldo Resende

De acordo com Raquel Dodge, o fato de o tucano ter sido diplomado como suplente de Tereza Cristina Dias não cobre a exigência para o benefício por prerrogativa de função

Silvia Frias | 12/03/2019 06:27
Geraldo Resende requer foro privilegiado, alegando que está apenas afastado da suplência para secretaria de Estado de Saúde (Foto/Arquivo: Agência Câmara)
Geraldo Resende requer foro privilegiado, alegando que está apenas afastado da suplência para secretaria de Estado de Saúde (Foto/Arquivo: Agência Câmara)

A procuradora-geral, Raquel Dodge, requereu ao STF (Supremo Tribunal Federal) o não provimento de agravo regimental apresentado pelo por Geraldo Resende, investigado em inquérito por suposto desvio de recursos destinados a Dourados, em apropriação de repasses originários de emendas parlamentares.

No recurso, segundo a Secretaria de Comunicação Social da PGR, Geraldo Pereira pede reconsideração da decisão do ministro Marco Aurélio Mello que, considerando o término do mandato parlamentar do investigado, em 31 de janeiro de 2019, declinou da competência do STF e determinou a remessa dos autos à primeira instância da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul.

Na manifestação, conforme publicação do Estadão, a PGR suscitou ‘a jurisprudência do próprio Supremo em decisões anteriores para refutar o argumento do ex-parlamentar investigado’.

Nessas decisões, o STF definiu que a previsão do foro por prerrogativa de função ‘vale apenas para suplentes em efetivo exercício do cargo’.

“No caso em questão, o investigado não atende ao critério para ser julgado pela Suprema Corte”, afirma a Procuradoria. Raquel pede a manutenção da decisão de Marco Aurélio.

Alegações - No recurso ao Supremo, Geraldo Pereira pede reconsideração da decisão do ministro Marco Aurélio Mello que, considerando o término do mandato parlamentar do investigado, em 31 de janeiro de 2019, declinou da competência do STF e determinou a remessa dos autos à primeira instância da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul.

Inconformado com a decisão, o ex-parlamentar alegou que, apesar de não ter sido reeleito no pleito de 2018, foi diplomado suplente e assumiu o mandato em 5 de fevereiro de 2019, em razão do afastamento da deputada Tereza Cristina Dias, que assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Geraldo ressaltou que, logo após, em 6 de fevereiro, tomou posse como secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, ‘estando apenas licenciado do mandato’, o que lhe garantiria a manutenção do foro por prerrogativa de função.

Nos siga no Google Notícias