ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

PM aposentado preso por sequestro tentou ser vereador em 2020

Miguel Arcanjo da Silva, o Cabo Baiano, se apresentava como pistoleiro e foi contratado para o crime

Geisy Garnes e Sidney Assis, de Coxim | 19/10/2021 14:59
O policial tentou uma vaga no Legislativo municipal no ano passado.
O policial tentou uma vaga no Legislativo municipal no ano passado.

O policial militar aposentado preso na manhã desta terça-feira (19), por participar de sequestro e extorsão de um idoso de 65 anos em Coxim – cidade a 260 quilômetros de Campo Grande – foi candidato a vereador nas eleições municipais de 2020. Miguel Arcanjo da Silva, conhecido como Cabo Baiano, foi contratado como pistoleiro para forçar a vítima a transferir terras aos autores do crime.

Miguel foi preso ao ser encontrado escondido no banheiro da residência de João Norberto de Carvalho, o ‘João Fazendeiro’, de 76 anos, com um revólver calibre 38, sem registro. Foi no mesmo endereço que a vítima ficou em cárcere, após ser retirada de casa sob ameaças de morte, por volta das 6 horas.

Quem contou a polícia que ele estava na casa foi a própria vítima, que identificou o policial como pistoleiro. Segundo o delegado Felipe de Oliveira Paiva, o suspeito se apresentava na cidade como autor de execuções pagas. Por isso, foi contratado pela família para participar do crime e fazer ameaças de morte ao idoso.

No ano passado, Miguel foi candidato a vereador pelo PV (Partido Verde), mas ganhou apenas oito votos. Além dele e do dono da casa, foram presos a esposa de João, Neusa Carvalho Cassimiro, de 56 anos e Orlando Henrique de Carvalho, o filho do casal de 34 anos.

O caso - Ao Campo Grande News, o delegado explicou que autores e vítima são amigos de “longa data”, mas uma briga por terras pôs fim à relação. A disputa foi parar na Justiça e neste mês, a decisão foi favorável à vítima.

Desde que a ordem judicial determinou que as terras ficassem com o idoso de 65 anos, Orlando Henrique voltou a enviar mensagens ao antigo amigo da família. A intenção, afirmava, era vender uma carga de sal mineral para gado.

Ao longo da última semana, o homem de 34 anos tentou convencer a vítima a encontrá-lo. Depois das conversas, marcou de ir até a casa do idoso para levar o produto. “Ele armou a casinha para vítima. Hoje, às 6 horas da manhã, apareceu na casa dela com o pai, a mãe e o pistoleiro e armados, a obrigaram a entrar no carro”, relatou o delegado.

Segundo testemunhas, João desceu do carro do filho com arma em punho e rendeu o antigo amigo. Só mais tarde, a polícia descobriu que a pistola usada por ele era de brinquedo. Com ameaças, a família e o policial forçaram a vítima a entrar no próprio carro. Orlando assumiu a direção e dirigiu até a casa dos pais.

O que eles não contavam é que a cena foi flagrada por vizinhos, que imediatamente avisaram a família do idoso e a Polícia Civil. “Descobrimos então essa briga judicial e fomos até a casa dos autores, descobrimos os dois carros na garagem”, detalhou Felipe de Oliveira. As equipes entraram na casa e logo encontraram a vítima.

Aos policiais, a vítima contou foi ameaçada de morte durante todo o tempo em que estava presa na casa dos autores. Detalhou também que a família exigia que fosse até o cartório da cidade para registrar escritura das terras perdidas judicialmente para o nome de João Norberto. Caso contrário, seria assassinada pelo pistoleiro.

Os quatro suspeitos respondem por extorsão mediante restrição de liberdade, crime popularmente conhecido como sequestro-relâmpago, porte ilegal de arma, já que o policial militar não tinha registro do revólver calibre 38 e ainda posse irregular de munição, isso porque as equipes encontraram munições no guarda-roupa de João Norberto.

Nos siga no Google Notícias