ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

PM recruta guardas para ajudar nas eleições e comandante pede ‘cultura de paz’

Helio de Freitas, de Dourados | 02/10/2014 17:45
Tenente-coronel Ary Carlos Barbosa, comandante da Polícia Militar em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Tenente-coronel Ary Carlos Barbosa, comandante da Polícia Militar em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

A Polícia Militar vai colocar todo o seu efetivo disponível para trabalhar na véspera e dia das eleições em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A PM não revela, por estratégia de segurança, o total de policiais, mas o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ary Carlos Barbosa, afirmou que apenas o pessoal que estiver na escala anterior ao fim de semana terá folga. “O restante já está todo mundo convocado”. Guardas municipais também foram “convocados” e vão trabalhar junto com os PMs.

Ao Campo Grande News, o comandante afirmou hoje esperar uma eleição tranquila na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e disse que a determinação é trabalhar para garantir a segurança dos eleitores e demais moradores. “Precisamos que as pessoas exerçam a cultura da paz, que exercitem o seu direito de votar com total tranquilidade. Para garantir esses direitos fundamentais, a Polícia Militar estará mobilizada desde a véspera das eleições”.

Os policiais militares vão percorrer os locais de votação para impedir aliciamento de eleitores e cinco equipes ficarão de plantão para atender ocorrências eleitorais. “Vamos trabalhar com base em denúncias e chamado do Cartório Eleitoral. Toda pessoa detida será levada para a sede da Polícia Federal”, afirmou Barbosa.

O reforço no policiamento começa ainda na noite de sábado, dia 4, para coibir compra de votos e distribuição de panfletos apócrifos (sem assinatura), uma prática bastante comum em Dourados. Nesta semana, três pessoas foram detidas acusadas de distribuir material contra o deputado federal Marçal Filho (PMDB), candidato à reeleição, e contra a mulher dele, a radialista Keliana Fernandes (PSC), candidata à deputada estadual. Os detidos apontaram três candidatos a deputado estadual e um candidato a deputado federal como responsáveis pelos panfletos. O caso é investigado pela Polícia Federal.

Já com a experiência de uma eleição municipal como comandante da PM em Dourados – ele assumiu o posto em junho de 2011 – o tenente-coronel Ary Carlos Barbosa acredita que essa disputa eleitoral será bem mais tranquila que a de 2012. “Quando a eleição é municipal tem mais paixão envolvida, as pessoas se conhecem, conhecem o candidato a vereador. Aí fica muito mais complicado. Nestas eleições estamos confiantes que teremos maior tranquilidade”.

Lei seca – O comandante da PM disse uma das maiores preocupações é com o cumprimento da “Lei Seca”, que veta o consumo e venda de bebida alcoólica de 3h da madrugada até 17h de domingo. O que mais “tira o sono” da polícia são as conveniências onde jovens se concentram para beber. “Encaminhamos ofício para as principais conveniências da cidade alertando sobre a Lei Seca e principalmente reforçando que vender ou consumir bebida alcoólica no dia da eleição das 3h da madrugada até 17h é crime e a pessoa que for flagrada será detida”.

Na opinião do tenente-coronel, quem quiser beber domingo tem que comprar no dia anterior e consumir em casa. “O ideal é que as pessoas procurem respeitar totalmente a lei seca, para evitar confusões no dia da eleição, mas se alguém quiser beber, precisa saber que terá de comprar no dia antes e consumir em casa, sem sair para a rua”, pediu ele.

Nos siga no Google Notícias