A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Março de 2017

02/03/2013 10:38

Polícia apreende animais e multa dono de circo em Sidrolândia

Ângela Kempfer
Circo cheogu nesta semana a Sidrolândia. (Foto: André Lopes da Silva)Circo cheogu nesta semana a Sidrolândia. (Foto: André Lopes da Silva)
Lhama e pônei sob a lona do circo.Lhama e pônei sob a lona do circo.

Depois de reportagem publicada ontem pelo Campo Grande News, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Campo Grande apreendeu teoricamente ontem a lhama e o pônei que estavam em um circo em Sidrolândia e também multou o proprietário.

Mas os dois vão continuar no mesmo local até que o IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o Comando da PMA definam o espaço para a possível remoção. Enquanto isso, o dono não poderá mais expor os animais ao público, nem na área externa.

O proprietário da empresa garantiu que não usava os animais durante as apreensões. Mas os policiais verificaram, que muitas pessoas estavam ali atraídas por eles, que ficavam em cercas sob a lona.

Pelo estresse que são submetidos, ambos foram recolhido com base em lei estadual que proíbe, além da apresentação de espetáculo circense ou similar que o circo “tenha como atrativo a exibição de animais de qualquer espécie”.

O proprietário também foi autuado administrativamente e multado em R$ 17 mil. “Os policiais não verificaram nenhum sinal de maus-tratos nos animais, por isto não houve caracterização de crime ambiental”, lembra a PMA.

Nesta semana, o leitor André Lopes da Silva flagrou os animais no circo que está desde domingo no município. Ele garantiu que o pônei tem sinais de maus tratos e fica o tempo todo deitado.




Esse circo estava em Maracaju, onde moro, passei na frente com meus filhos e fiquei chocada com as características do ponei, não sei se o pobre animal tem alguma deficiência ou se é sequela de algo, o fato é que o cavalinho tinha um aspecto tão sofrido, tão tristonho, as perninhas todas tortas, ainda estava andando, mas parecia ter muita dificuldade, espero que seja bem cuidado, ou pelo menos, tratado adequadamente.
 
Renata Laranjeira em 03/03/2013 15:45:39
Uau! Circo legal é sem animal1
 
Marcelo Campos Belo em 03/03/2013 12:06:58
Correta!!! a atitude do denunciante parabéns...pensamento contrário é RETROCESSO.
Sou radicalmente contra, essa palhaçada de animais em circo, os bichos sofrem com viagens, grades,poluição sonora, multidão,etc...É ridículo, em pleno século XXI termos animais escravizados.
Ong's de proteção animal, DECAT e Ibama tem que ficar em cima desse povo.
 
Neyde de Oliveira em 02/03/2013 19:50:03
A pacata e ordeira população de Sidrô podem não ter seu divertimento de final de semana,com palhaços, magicos,a mulher barbada...pipocas...porque o circo,mesmo com sua temporada na cidade não vai faturar a ponto de juntar dinheiro para pagar a multa.Nativo da cidade o sr.André Lopes ,ficou com dó dos dois animais e denunciou os "maltratos", a autoridade veio e "apreendeu" os animais,que continuarão no mesmo local!!!! Ué? Os entreguem aos cuidados do denunciante.
 
samuel gomes-campo grande em 02/03/2013 12:08:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions