ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Polícia apreende carga milionária de agrotóxico contrabandeado na BR-163

Os quase 20 mil quilos de pesticidas ilegais foram avaliados em pelo menos R$ 17 milhões

Helio de Freitas, de Dourados | 26/10/2022 17:26
Agrotóxicos líquidos e em pó, apreendidos hoje na BR-163, em Dourados (Foto: Divulgação)
Agrotóxicos líquidos e em pó, apreendidos hoje na BR-163, em Dourados (Foto: Divulgação)

Carga de agrotóxico contrabandeado avaliada em pelo menos R$ 17 milhões foi interceptada nesta quarta-feira (26) na BR-163, em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Os 17 mil quilos de produtos líquidos e em pó saíram do Paraguai e seriam levados para Mato Grosso, maior produtor de grãos do País.

A apreensão foi feita por policiais rodoviários federais da delegacia da PRF em Dourados próximo à Ponte do Córrego Laranja Doce. A carreta bitrem era conduzida por homem de 49 anos, morador no Paraná.

Ao ser abordado, o caminhoneiro apresentou nota da carga de 32,6 mil quilos de adubo, que tinha sido embarcada no Porto de Paranaguá (PR) e estava sendo levado para o interior de Mato Grosso.

Desconfiados, os policiais pediram para o caminhoneiro retirar a lona. Antes mesmo de remover a proteção, ele confessou que o bitrem estava entupido de agrotóxico – produto de uso proibido no Brasil.

Questionado sobre o adubo (carga lícita) embarcado no porto, o motorista confessou que vendeu o produto em Salto del Guairá, cidade paraguaia a 20 km de Mundo Novo (MS), onde o agrotóxico foi carregado.

Ele disse que chegou ao agrotóxico através de um amigo que conhece a rota do contrabando do Paraguai para áreas produtoras brasileiras. Como estava precisando de dinheiro, decidiu vender o adubo e comprar os pesticidas – bem mais caros.

O caminhoneiro foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal em Dourados para ser autuado por contrabando. Entre a carga ilegal está o Paraquat, agrotóxico de uso proibido no Brasil.

Parte dos frascos de pesticidas apreendidos hoje em Dourados (Foto: Divulgação)
Parte dos frascos de pesticidas apreendidos hoje em Dourados (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias