ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Polícia descarta que helicóptero com cocaína tenha sido derrubado a tiros

Mortos na queda ainda não foram identificados pela perícia; aeronave transportava 246 quilos de cocaína

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 20/10/2021 22:10
Destroço da aeronave que caiu em fazenda de Ponta Porã. (Foto: Dracco) 
Destroço da aeronave que caiu em fazenda de Ponta Porã. (Foto: Dracco)

A Polícia Civil descartou a hipótese de que o helicóptero Robinson R66, que caiu nesta quarta-feira (20), em Ponta Porã, matando duas pessoas carbonizadas, tenha sido derrubado a tiros. A aeronave transportava 246 quilos de cocaína. De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, diretora do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), não foram encontrados sinais de disparos na fuselagem da aeronave.

"O helicóptero não foi abatido, eles caíram porque se desorientaram ao voar muito baixo", comenta. A tática era uma forma de evitar que o helicóptero fosse detectado pelo sistema de controle de tráfego aéreo da Aeronáutica. A queda teria ocorrido por volta das 4h, ainda segundo Medina.

À esquerda, viatura abarrotada com os tabletes de cocaína que estavam sendo transportados na aeronave. (Foto: Dracco) 
À esquerda, viatura abarrotada com os tabletes de cocaína que estavam sendo transportados na aeronave. (Foto: Dracco)

Os levantamentos na fazenda onde a aeronave caiu foram realizados durante todo o dia por equipe do Dracco com o apoio da 1ª DP (Delegacia de Polícia) de Porã Porá e SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Fátima do Sul. A queda ocorreu a 60 quilômetros da sede da Fazenda Jotabasso e a 30 km da BR-463, que liga Ponta Porã a Dourados.

Os destroços do helicóptero foram apreendidos e encaminhados para a sede do Dracco na Capital. Já os corpos dos suspeitos foram encaminhados para o Imol (Instituto Médico de Odontologia Legal) de Ponta Porã, onde serão submetidos a exames periciais e papiloscópicos, para a confirmação das identidades.

O Campo Grande News apurou que o mesmo helicóptero que caiu hoje, tinha sido visto sobrevoando a região de fronteira há cerca de 20 dias, também em baixa altitude. A suspeita é que a aeronave tenha levantado voo da região de Antônio João e levaria a cocaína para São Paulo.

Pelo prefixo PR ITT identificado na fuselagem, o Robinson está registrado em nome de uma empresa de Taubaté (SP), mas existe possibilidade dos dados serem falsos. Dentro do helicóptero, havia um galão de combustível. O Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) dará continuidade na investigação para confirmar a origem e o destino da droga, além do possível envolvimento de outros traficantes no transporte.

Nos siga no Google Notícias