Polícia Federal deflagra operação em empresas de segurança privada
“Operação Segurança Legal II” fiscaliza empresas de todo o Estado e ocorre em todo o país
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (8), a operação “Segurança Legal II” que fiscaliza empresas de segurança privada em Mato Grosso do Sul. Ainda em andamento, policiais fazem diligências em todo o Estado. As ações ocorrem no âmbito das delegacias de Ponta Porã, Três Lagoas, Dourados, Corumbá e Naviraí. Os trabalhos são coordenados nacionalmente pela Coordenação-Geral de Controle de Serviços e Produtos e ocorre em todo o território nacional.
São cerca de 30 policiais federais em ação em todo o Estado, com objetivo de identificar e prevenir a atividade clandestina de Segurança Privada. Conforme explica a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a PF alerta para os riscos que a atividade de Segurança Privada clandestina pode causar, seja na atuação de vigilantes sem o devido credenciamento, seja na contratação de serviços de Empresas de Vigilância irregulares.
O nome da Operação é uma referência à legalidade, base para o exercício da atividade de Segurança Privada. A legalidade engloba desde o controle na formação de vigilantes até o transporte de valores e escolta armada.
A PF orienta que as unidades da Polícia Federal nas cidades de Naviraí, Três Lagoas, Corumbá, Dourados e Ponta Porã e Campo Grande estão à disposição dos interessados para esclarecer quaisquer dúvidas ou mesmo orientar no cumprimento das normas que regem as atividades de segurança privada.
A Polícia Federal é a responsável por disciplinar, autorizar e fiscalizar as atividades de Seguraça Privada armada e desarmada. As irregularidades podem culminar em multa, fechamento da empresa e outras sanções administrativas.