ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Polícia prepara despejo de índios em área que teve morte há dois anos

À ordem de reintegração de posse está prevista para acontecer nesta segunda-feira (9), na mesma região que o agente de saúde indígena Clodiodi Aquileu e Souza foi morto

Geisy Garnes | 08/04/2018 17:16

A Polícia Militar e a Polícia Federal vão à Caarapó - a 283 quilômetros de Campo Grande - nesta segunda-feira (9) para cumprir ordem de despejo contra dois acampamentos do índios Guarani Kaiowá. À ação acontecerá na Terra Indígena Dourados Amambai Pegua I, mesma região em que à agente de saúde indígena Clodiodi Aquileu e Souza foi morto em 2016.

Os indígenas receberam à ordem de despejo neste sábado (7), informando a hora e a data que à ação aconteceria. Na tentativa de evitar à reintegração de posse das áreas, à Funai (Fundação Nacional do Índio) entrou com recurso da decisão no STF (Supremo Tribunal Federal).

O pedido aguarda a análise da presidente do STF Cármen Lúcia desde o dia 9 de março, mas ainda não foram apreciados. Enquanto isso, equipes da Polícia Federal e do Batalhão de Choque da Polícia Militar, se preparam para cumprir à ordem.

Segundo informações do CIMI (Conselho Indigenista Missionário), a comunidade teme um conflito, mas promete resistência: "Nós estamos preparados para qualquer coisa. O segundo massacre tem data marcada, porque a comunidade não aceitou recuar. Vamos esperar a polícia", afirma Kunumi Apyka’i Rory.

As áreas fazem parte de 11 propriedades invadidas em junho de 2016, após o confronto entre índios e fazendeiros. O agente de saúde indígena Clodiodi Aquiles de Souza, 23, foi morto a tiros e outros seis índios ficaram feridos. O conflito ocorreu na fazenda Yvu, que segue ocupada.

Nos siga no Google Notícias