ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Ponta Porã completa 100 anos e mantém forte vínculo com o Paraguai

Luciana Brazil | 18/07/2012 08:18
Ponta Porã completa 100 anos e número de habitantes é de quase 80 mil pessoas. (Foto:Divulgação)
Ponta Porã completa 100 anos e número de habitantes é de quase 80 mil pessoas. (Foto:Divulgação)

Na fronteira com o Paraguai, a cidade de Ponta Porã comemora hoje 100 anos de história. A 323 km de Campo Grande, a cidade mantém forte vínculo comercial, social e cultural com o Paraguai, devido à proximidade com o país vizinho.

Inicialmente, o nome era Punta Porá, um pequeno povoado habitado apenas por índios. O progresso e o desenvolvimento vieram após a chegada de um grupo de militares.

Hoje, o comércio é um dos maiores responsáveis pela econômia da região, sendo o turismo de compra o principal deles. Com a economia em ascensão, Ponta Porã tem também a agricultura e a pecuária como importantes atividades econômicas, como o plantio da erva-mate. A extração de madeira e o cultivo da soja também se destacam na cidade.

São centenas de pessoas que viajam rotineiramente ao município para fazer compras. As vantagens de adquirir produtos importados na cidade são os baixos impostos que levam pessoas de várias partes do Estado até o município.

De acordo com a prefeitura da cidade, Ponta Porã tem um crescimento anual de 2,02%. Quase 90% da população, de aproximadamente 80 mil habitantes, vive na zona urbana da cidade.

As comemorações foram realizadas no último dia 6 de julho. Um desfile cívico marcou as celebrações. Na principal via da cidade, a avenida Brasil, 50 escolas participaram do desfile.

Nos siga no Google Notícias