Porto de R$ 181 milhões promete ampliar exportação do MS pelo Rio Paraguai
Projeto prevê terminal multifuncional em Murtinho e deve expandir escoamento de cargas pela hidrovia
Um novo terminal portuário privado deve começar a ser instalado em Porto Murtinho a partir de 2026, em um investimento estimado de R$ 181 milhões. O projeto, apresentado ao governo estadual nesta semana, ainda está em fase de licenciamento e propõe ampliar o uso do Rio Paraguai como rota de exportação e importação.
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Um novo terminal portuário privado será instalado em Porto Murtinho (MS) a partir de 2026, com investimento estimado de R$ 181 milhões. O projeto, que ocupará 352 hectares às margens do Rio Paraguai, prevê capacidade anual de 2,8 milhões de toneladas para armazenamento de grãos, fertilizantes e carga geral. A iniciativa visa diversificar as rotas logísticas do Mato Grosso do Sul, atualmente concentradas nos portos de Santos e Paranaguá. O empreendimento, que já possui licenças do Imasul, dependerá de acordos internacionais e regulação compartilhada com Argentina, Paraguai e Uruguai para sua plena operação.
A estrutura está planejada para ocupar 352 hectares às margens do Rio Paraguai, com uma primeira etapa de 9,9 hectares voltada ao armazenamento de grãos, fertilizantes e carga geral. A previsão de capacidade anual chega a 2,8 milhões de toneladas, mas esse desempenho depende da implantação integral do terminal e das futuras condições de operação.
O empreendimento é tratado como uma possibilidade de diversificar as rotas logísticas usadas pelo Mato Grosso do Sul, hoje concentradas nos portos de Santos e Paranaguá. Especialistas destacam que, caso avance, o terminal pode reduzir distâncias e custos de frete, embora o sucesso da operação esteja condicionado à navegabilidade do rio, à dragagem, a acordos internacionais e à regulação compartilhada com Argentina, Paraguai e Uruguai.
O projeto executivo estima cerca de dez meses de obras após o início da instalação. O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) já emitiu licenças de supressão vegetal e instalação, mas a etapa prévia ambiental segue em análise técnica.
Além do terminal, seguem em discussão medidas para viabilizar a hidrovia, como a primeira licitação para melhorias no trecho entre Corumbá e Porto Murtinho, prevista pelo governo federal. Ainda não há garantia de execução ou cronograma final.
Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, a implantação do terminal multifuncional marca uma nova etapa para o desenvolvimento logístico de Mato Grosso do Sul. Ele destacou que o PTP Group já atua ao longo da hidrovia do Paraguai com portos na Argentina, Uruguai e Paraguai, o que reforça a integração regional. “Estamos falando de um investimento que inicia obras no ano que vem e que, em um ano, já deve estar em operação. É o terceiro porto em implantação em Porto Murtinho, ampliando a capacidade da nossa hidrovia e conectando a produção sul-mato-grossense a mercados do Atlântico e do Pacífico”, afirmou.
Porto Murtinho tem outros empreendimentos portuários em diferentes fases de implantação, impulsionados pelo avanço da Rota Bioceânica e pela expectativa de maior uso do Rio Paraguai. Mesmo assim, a consolidação desse corredor depende de infraestrutura, acordos internacionais e condições ambientais que ainda precisam ser confirmadas com o avanço dos projetos.


