ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Prazo termina dia 6, mas prefeituras de MS continuam sem transparência

Anny Malagolini | 01/08/2016 14:07
Portal da Capital pode ser atualizado nesta semana (Foto: Reprodução)
Portal da Capital pode ser atualizado nesta semana (Foto: Reprodução)

Faltam cinco dias para o fim do prazo concedido pelo Ministério Público Federal, para que as prefeituras de Mato Grosso do Sul utilizem o portal da transparência para divulgar seus gastos e arrecadações, a data final é dia 6 de agosto. Mas nem mesmo a pressão do órgão federal parece ter despertado o interesse das prefeituras em mostrar as contas e gastos públicos, pois a maioria dos sites continuam desatualizados.

Em junho, o MPF chegou a divulgar a avaliação dos municípios, e 61 prefeituras estão em zona crítica de transparência, com notas abaixo de 5, de uma avaliação de 0 a 10. Das 79 cidades sul-mato-grossenses, apenas 20 apresentam nível aceitável de transparência.

Na lanterna do ranking estão os municípios: Jaraguari, Miranda e Novo Horizonte do Sul, avaliadas com zero em transparência. A avaliação mais satisfatória foi para Paraíso das Águas, 9,3, cidade com pouco mais de 5 mil habitantes.

No portal da prefeitura de Campo Grande, dona do maior orçamento do Estado, os dados continuam desatualizados. A Capital desfila entre as menos transparentes do estado com nota 4,10. Para se ter ideia do desleixo em tentar expor a transparência dos gastos, a prefeitura da Capital conseguiu diminuir ainda mais a nota do site. Isso porque na primeira avaliação do MPF, sua nota foi de 5,20. Mas de acordo com a Prefeitura de Campo Grande, o portal do município foi reformulado, e deve ficar pronto na quinta-feira, 4.

Em Miranda, os gastos continuam desatualizados (Foto: Reprodução)
Em Miranda, os gastos continuam desatualizados (Foto: Reprodução)

O portal da transparência de Novo Horizonte do Sul, cuja a nota do portal da transparência foi a menor do Estado, continua não obedecendo a recomendação pelo Ministério Público. Alguns itens, como as despesas, ainda apresentam falhas dos relatórios ou falta de clareza. Entretanto, a prefeita do município, Nilza Ramos Ferreira Marques (PSDB), informou que que o portal está atualizado, e que a avaliação do MPF ocorreu justamente em um dia em que o sistema estava fora do ar. “A internet da cidade é ruim”, justificou.

A avaliação tem 37 questionamentos, entre eles: “Há divulgação de diárias e passagens por nome de favorecido e constando, data, destino, cargo e motivo de viagem?”. Além de questionamentos se há informações sobre a receita nos últimos 6 meses, incluindo natureza, valor de previsão e valor arrecadado.

Nos siga no Google Notícias