ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Prefeitura amplia vacinação e aplica sete mil doses de quarta a domingo

Nova etapa vai imunizar idosos de 72 anos acima em drive-thru e 21 postos de saúde

Helio de Freitas, de Dourados | 23/03/2021 11:51
Idoso é vacinado em drive-thru; 7 mil doses serão aplicadas até domingo (Foto: Divulgação)
Idoso é vacinado em drive-thru; 7 mil doses serão aplicadas até domingo (Foto: Divulgação)

Começa amanhã (24) e vai até domingo (28) a nova etapa de vacinação contra a covid-19 em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Segundo a prefeitura, a meta é aplicar sete mil doses nesses cinco dias. A imunização será feita em dois pontos de drive-thru e em 21 postos de saúde (amanhã, quinta e sexta-feria). Desta vez não será preciso agendar horário.

No drive-thru do Corpo de Bombeiros a vacinação será amanhã das 14h às 19h e domingo das 8h às 13h. No drive do Complexo Esportivo Jorjão será quarta, quinta e sexta das 14h às 19h e sábado das 8h às 13h. Nos postos de saúde a vacinação ocorre durante horário comercial, de amanhã até sexta. Não haverá vacinação esses locais no fim de semana.

A vacina estará disponível para idosos de 72 anos acima e para pessoas de 65 anos acima que tenham doenças imunossupressoras, pessoas com câncer em tratamento, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, renais crônicos, pessoas com pneumopatias crônicas graves e pacientes de doenças cardiovasculares crônicas sido submetidos a procedimentos operatórios. É preciso comprovar a doença.

Para idosos de 72 anos acima, a vacina estará disponível no drive-thru do Complexo Esportivo Jorjão (Jardim Água Boa), no Corpo de Bombeiros (Av. Presidente Vargas) e nos postos de saúde da Vila Rosa, Jardim Novo Horizonte, BNH IV Plano, Chácara Caiuás, Vila Vieira, CSU, Ouro Verde, Parque das Nações I, residencial Idelfonso Pedroso, Jardim Carisma, Jóquei Clube, Guaicurus, Jardim Maracanã, posto da Seleta, Jardim Bem-te-vi, Cabeceira Alegre, Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Parque das Nações II, Vila Hilda e Cuibazinho.

Já as pessoas de 65 anos acima com as comorbidades relatadas devem procurar os 21 postos de saúde citados. A prefeitura reforça que essas pessoas não devem procurar o drive-thru do Jorjão e do Corpo de Bombeiros, pois serão atendidas apenas nos postos dos bairros.

Trabalhadores da saúde – A prefeitura anunciou também nova etapa de vacinação dos trabalhadores de saúde. Agora serão imunizados servidores que não manipulam fluídos ou secreções e tenham 56 anos ou mais e trabalhadores de saúde que manipulem fluídos ou secreções de pacientes suspeitos ou confirmados com 36 anos ou mais. Essas pessoas devem tomar a vacina no Centro de Convivência do Idoso, ao lado do Complexo Jorjão.

Estão contemplados nestes grupos médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, limpeza, cozinheiros e motoristas de ambulâncias.

Também estão incluídos profissionais de cuidados domiciliares, funcionários do sistema funerário, IML (Instituto Médico Legal) e Serviço de Verificação de Óbito que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Outras categorias atendidas serão acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos, casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo de trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados. É importante reforçar que todos precisam ter de 56 anos acima para receber a vacina.

Nos siga no Google Notícias