ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Prefeitura cria comissão para acompanhar falência da usina de Bumlai

Helio de Freitas, de Dourados | 12/06/2017 15:19
Délia Razuk com representantes de funcionários da Usina São Fernando (Foto: A. Frota/Divulgação)
Délia Razuk com representantes de funcionários da Usina São Fernando (Foto: A. Frota/Divulgação)

Uma comissão foi criada hoje (12) pela prefeitura de Dourados para acompanhar a falência da Usina São Fernando, de propriedade da família do pecuarista José Carlos Bumlai. A falência foi decretada quinta-feira (8) pelo juiz da 5ª Vara Cível, Jonas Hass da Silva Junior, após os credores negarem o plano de recuperação judicial apresentado pela indústria.

A maior preocupação das autoridades políticas douradenses é o caos que o fechamento da usina provocaria na economia da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. A São Fernando gera pelo menos cinco mil empregos, entre diretos e indiretos, e arrecada R$ 10 milhões em ICMS.

Ao receber trabalhadores da usina, liderados pelo presidente do sindicato da categoria, Donizete Aparecido Martins, a prefeita Délia Razuk (PR) disse ter ficado mais tranquila após o juiz afirmar na sentença que a falência não inviabiliza a continuidade do funcionamento da indústria.

“É importantíssimo para o município e toda a sociedade que esta indústria continue operando. E nós temos de nos unir, somar forças, para que a empresa possa recuperar sua capacidade plena de operação”, afirmou a prefeita.

Segundo ela, a cana plantada é suficiente para garantir a produção até o fim do ano e que o funcionamento em 2018 preocupa. “Temos de ter certeza de que vamos ter matéria-prima no ano que vem. Por isso é preciso agir rápido com as empresas que têm interesse em assumir a usina”.

Délia defendeu a comissão formada por representantes da prefeitura, da Câmara de Vereadores, dos trabalhadores, das empresas parceiras e da Fiems (Federação das Indústrias de MS), para acompanhar o caso e encaminhar sugestões a possíveis futuros investidores.

Comissão – A comissão é formada pelo presidente do sindicato dos trabalhadores da usina, Donizete Aparecido Martins, pelos funcionários Sueli Valério de Lima Martins, José Aparecido Monteiro e Eduardo Cavalcanti de Oliveira, pelos vereadores Braz Melo e Alan Guedes pelos secretários Rose Ane (Desenvolvimento) e João Fava (Fazenda), por Sidnei Camacho, da Fiems, e Celso Schuch dos Santos, interlocutor com o Judiciário.

“Não se trata apenas dos nossos empregos. É uma questão que atinge a sociedade toda”, afirmou Donizete Martins.

Na sexta-feira, o administrador judicial da falência, Vinicius Coutinho, disse ao Campo Grande News que a usina vai continuar operando normalmente até aparecer um investidor.

Ele garantiu que os trabalhadores não serão demitidos e prevê um desfecho até o final deste ano. “A usina é viável, mas precisa de um investidor”, afirmou. A São Fernando tem dívidas de R$ 1,3 bilhão.

Nos siga no Google Notícias