ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Prefeitura de Corumbá apresenta plano de ação contra a dengue

Nícholas Vasconcelos | 09/01/2013 18:41
Paulo Duarte (PT) anunciou as medidas para o combate à dengue. (Foto: Divulgação)
Paulo Duarte (PT) anunciou as medidas para o combate à dengue. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), apresentou nesta quarta-feira (9) o plano de ação para o caso de uma epidemia de dengue na cidade. Segundo a Prefeitura, além da rede de saúde e administração municipal, o plano deve contar com apoio da Marinha e do Exército.

“Não queremos ser alarmistas, mas também não queremos fugir da realidade, que hoje é preocupante”, afirmou o prefeito Paulo Duarte.

O Lira (Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti) de 2013 apontou uma situação de pré-epidemia. “Vivemos uma situação bastante preocupante, de pré-epidemia. O levantamento mostrou que estamos nove vezes acima do índice aceitável, que é de 1%”, explicou Duarte.

Segundo o levantamento, os bairros Centro América e Arthur Marinho apresentaram os números mais altos do levantamento e, por isso, vão receber uma atenção maior da Prefeitura. As ações serão intensificadas inclusive no Centro, onde o índice está 5% acima do tolerável.

O prefeito afirmou que vai buscar o dialogo com os proprietários de imóveis fechadas ou abandonadas, e se necessário, serão tomadas das medidas judiciais cabíveis.

Marinha garantiu apoio as ações de combate aos focos e apoio aos pacientes com dengue. (Foto: Divulgação)
Marinha garantiu apoio as ações de combate aos focos e apoio aos pacientes com dengue. (Foto: Divulgação)

A avaliação da Secretária de Saúde mostrou que os depósitos no nível do solo, como caixas, tambores e outros reservatórios usados para armazenar água, continuam sendo os maiores criadouros do mosquito Aedes aegypti. Eles representam 52,7% do total do município, os depósitos móveis , como por exemplo, os vasos de plantas, respondem por 26% do total e os depósitos fixos outros 3%.

O acúmulo de lixo e outros resíduos sólidos foram responsáveis por 13% do número dos focos.
Em caso de epidemia, a população deve procurar as UBS (Unidades Básicas Saúde) como melhor alternativa para tratamento. A Santa Casa de Corumbá também reservou 20 leitos na Santa Casa.

Parcerias – Nesta quarta-feira (9), Paulo Duarte também se reuniu com o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário.
A Marinha vai disponibilizar até 40 homens para auxiliar no combate aos focos de dengue, assim como o Exército.

A secretária Denaci Ranzi hoje as reuniões com a equipe da Marinha, destacada pelo contra-almirante Dibo, para acertar detalhes dessa parceria que prevê instalação de tendas especiais em bairros estratégicos, que funcionarão como unidades de saúde móvel, dotadas de estrutura necessária para atender pacientes, inclusive com hidratação por até 12 horas.

Nos siga no Google Notícias