ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Prefeitura de MS faz varredura em parque público em busca de carrapatos-estrela

Medida foi tomada no entorno da Lagoa Maior, onde nesta sexta-feira acontece o desfile do Dia da Independência em Três Lagoas

Humberto Marques | 05/09/2018 19:02
Varredura na Lagoa Maior envolveu a área onde vivem as capivaras. (Foto: PMTL/Divulgação)
Varredura na Lagoa Maior envolveu a área onde vivem as capivaras. (Foto: PMTL/Divulgação)

O setor de Vigilância Sanitária da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– realizavam nesta quarta-feira (5) a segunda ação de prevenção e monitoramento do ano na Lagoa Maior para captura de exemplares de carrapato-estrela, parasita transmissor da febre maculosa.

A medida foi tomada em caráter preventivo, uma vez que o desfile cívico de 7 de Setembro será realizado na Orla da Lagoa Maior, um dos principais parques da cidade. “Mesmo nunca tendo registrado presença de carrapato-estrela no local, estamos realizando esta ação para tranquilizar a população, já que o desfile reunirá muitas pessoas”, afirmou Geórgia Medeiros, diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento. Na véspera do aniversário da cidade, em 15 de junho, uma ação semelhante foi realizada no local, sem capturas.

Equipes da Semea e um veterinário usaram uma esteira de feltro para tentar capturar carrapatos. Se um parasita for encontrado, é enviado para análise. “Não há motivo para preocupação, pois, assim como as outras inspeções, não identificamos nenhum carrapato. Até mesmo os animais, aparentemente, estão livres do parasita”, ressaltou o veterinário Hugo Nogueira. A inspeção também foi feita em pés de árvores e áreas de aglomeração de capivaras.

A doença – A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que por sua vez é transmitida pela picada do carrapato-estrela. Segundo a assessoria da prefeitura três-lagoense, a doença é transmitida de forma mais comum entre junho e outubro, quando os parasitas estão mais ativos.

A febre maculosa tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas. A doença causa inflamação do cérebro, paralisia e insuficiência respiratória ou renal, que põem em risco a vida do paciente.

Nos siga no Google Notícias