ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Médico contraiu febre maculosa fora do país e Saúde descarta alerta para MS

Michel Faustino | 23/04/2015 18:52

Os resultados preliminares realizados pelo médico veterinário, de 38 anos, internado desde última sexta-feira (16) no Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, com suspeita de febre maculosa, apontam que a doença foi contraída fora do país, o que deixa as autoridades em saúde “aliviadas”.

A suspeita é de que o paciente tenha contraído a doença,que é transmitida pelo carrapato Amblyoma cajennense (carrapato estrela), durante viagem recente aos Estados Unidos, devido ao peri odo de manifestação da doença, que é em média sete dias.

A notícia “tranquiliza” as autoridades em saúde em Mato Grosso do Sul, que desde 2013 não enfrenta “surtos” da doença.

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde) o caso do paciente internado na Capital está sendo acompanhado, e a principio não há necessidade de estabelecer protocolos de vigilância.

Doença - A Febre Maculosa é considerada como uma doença grave, os sintomas são semelhantes a de doenças comuns, como febre alta, mal-estar generalizado, náuseas e vômitos, entre outros. De acordo com a nota sobre a doença, entre o 2º e o 5º da Febre Maculosa, surge o “exantema máculo-papular”, considerado como o principal sinal para a definição do diagnóstico médico.

A doença em questão foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 1920, a Febre Maculosa já foi registrada nas regiões Sul, Sudoeste, Centro-Oeste e Nordeste. Dos 131 casos suspeitos da doença registrados no Brasil em 2012, um deles foi registrado em Mato Grosso do Sul, o fato tornou-se a repetir em 2013, na cidade de Dois Irmãos do Buriti. De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado foram 67 casos confirmados, tendo 25 óbitos em decorrência da febre.

Nos siga no Google Notícias