ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Prefeitura promete consertar ônibus para transportar estudantes indígenas

Medida foi anunciada um dia após prefeito de outra cidade providenciar ônibus para fazer o transporte dos douradenses

Helio de Freitas, de Dourados | 04/10/2019 13:51
Upiran Gonçalves, secretário de Educação, fala a estudantes indígenas, hoje de manhã (Foto: A. Frota/Divulgação)
Upiran Gonçalves, secretário de Educação, fala a estudantes indígenas, hoje de manhã (Foto: A. Frota/Divulgação)

A Prefeitura de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, prometeu consertar um ônibus para fazer o transporte de universitários das aldeias Bororó e Jaguapiru até as faculdades, no perímetro urbano. A promessa foi feita em reunião na manhã desta sexta-feira (4) entre o secretário municipal de Educação Upiran Jorge Gonçalves e representantes da comunidade indígena.

Por 60 horas, de terça-feira (1º) até o final da tarde de ontem, os universitários bloquearam a rodovia MS-156, entre Dourados e Itaporã.

O protesto acabou após o prefeito de Itaporã Marcos Pacco (PSDB) anunciar que enviaria, já a partir de hoje, um ônibus daquele município para transportar os estudantes douradenses. O veículo ficará à disposição dos alunos até a Prefeitura de Dourados conseguir assumir o serviço.

Localizada a menos de 20 km de Dourados, Itaporã, de 20 mil habitantes, depende diretamente do comércio e serviços disponibilizados na maior cidade do interior. Muitos itaporanenses trabalham e estudam em Dourados.

Na reunião de hoje, Upiran Gonçalves informou que na próxima semana a prefeitura vai fazer reparos e trocar o para-brisa de um dos ônibus da frota própria para começara atender os estudantes depois da “semana do saco cheio”.

A promessa foi estabelecida em ofício assinado pelos secretários de Educação Upiran Gonçalves, de Governo Celso Antônio Schuch dos Santos e pelo procurador geral do município Sérgio Henrique Martins de Araújo e entregue aos representantes do Movimento dos Acadêmicos Indígenas.

“A administração municipal é sensível à causa dos universitários indígenas e está tomando providencias práticas e imediatas para a solução definitiva e continua do transporte público escolar para fins de atendê-los”, diz o documento.

Na terça-feira, quando começou o bloqueio, Upiran Jorge Gonçalves havia dito, através da assessoria de imprensa, que o município não tem obrigação legal de transportar universitários e que o dinheiro recebido pela prefeitura do Funded é para atender alunos do ensino básico.

Entretanto, o fim do protesto ontem por intervenção direta do prefeito de Itaporã, causou “saia justa” para a equipe da prefeita Délia Razuk (PTB). "Chegamos ao ponto de o prefeito de outra cidade ter que vir conversar com a gente e nos atender", afirmou ontem o capitão da Aldeia Jaguapiru, Isael Morales, o Neco.

Nos siga no Google Notícias