ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Presas são transferidas e refém liberada após motim em presídio feminino

Fernanda Yafusso | 21/11/2016 14:22

O motim iniciado na manhã de hoje (21), no  Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, foi controlado às 12h30 pela Polícia Militar e Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A ação teve início após três presas renderem uma agente penitenciária e exigir transferência para outra unidade.

As três internas que iniciaram o motim, foram identificadas como Juceli Jiordana Costa da Silva, Luzinete Barbosa Gonçalves e Maria Wankla Rosa da Silva. Elas estavam no presídio de Três Lagoas há quatro meses, e foram transferidas para outras unidades do Estado, que não foram divulgadas. 

Elas ficarão em celas disciplinares, e de acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a transferência das três internas irá garantir a segurança na unidade e a integridade física da agente.

A agente penitenciária feita refém não sofreu ferimentos físicos e foi dispensada do serviço. Ela será acompanhada pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial da Agepen. 

Motim - A movimentação começou por volta das 10 horas, quando a agente penitenciária retirava uma das presas para atendimento. Ela e outra interna renderam a servidora, utilizando uma tesoura escolar, tomaram a chave e liberaram outra detenta, que estava em outro pavilhão.

Já as demais custodiadas, que estavam em horário de banho de sol, não participaram da ação.

A situação foi controlada com o auxílio dos Policiais Militares da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior), que foram ao estabelecimento penal e ajudaram nas negociações.

Agentes penitenciários de folga e de outras unidades prisionais de Três Lagoas, também foram até o presídio para reforçar a segurança no local, que atualmente possui 103 internas.

Nos siga no Google Notícias