ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Presidente da Câmara de Bonito desconhece suspensão de auxílio-transporte

Paula Maciulevicius | 08/07/2011 17:50

1ª Secretária afirma que decisão veio depois de denúncias contra ela e presidente

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bonito, Reginaldo dos Reis Rocha (PT) disse que não estava sabendo da suspensão do auxílio-transporte, pedida pelo MPE (Ministério Público Estadual) e que se pronunciaria depois de “tomar conhecimento”, disse ao Campo Grande News.

O MPE apresentou ação Civil Pública para suspender o benefício no valor de R$ 1,8 mil pago aos vereadores, para atender despesas de manutenção e abastecimento dos veículos particulares dos próprios parlamentares.

Para a 1ª secretária, Luísa Aparecida de Lima (PPS) a suspensão foi em consequência das denúncias feitas contra ela e o vereador Reginaldo, que estariam supostamente usando a verba para pagar propina.

“Depois de pedir o arquivamento das denúncias contra a minha pessoa, agora o Ministério entrou contra os nove vereadores, inclusive os denunciantes”, ressalta.

Para ela, o auxílio é legal e de direito de cada vereador e o órgão está entrando em uma área que não compete a ele. “Cada um tem o seu papel e não é o MPE que deve ditar como devemos trabalhar, eles tem o auxílio moradia”, relaciona a vereadora.

O auxílio-transporte, apesar de ser autorizado por lei municipal desde 2009, o MPE argumenta que a verba só seria legal se fosse de natureza indenizatório, mas é paga como remuneração, o que é considerado inconstitucional, porque não há exigência de comprovação das despesas.

O MPE considerou ainda o valor muito alto, o que seria suficiente para 600 litros de gasolina ao mês, por vereador.

A vereadora Luísa Aparecida de Lima rebate e diz que o dinheiro é para toda manutenção, de troca de pneu, óleo, até combustível.

Segundo a 1ª secretária da Câmara, a suspensão já era esperada e cabe agora esperar o despacho do juiz. Caso a decisão for de acordo com o pedido do MPE, a Câmara pretende entrar com ação. “Tem 50% de chance de sim e 50 de não. Se for decidido sim, a câmara entra com ação e cada vereador também vai arcar com seu advogado”, finaliza.

Denúncias - O presidente da Câmara Municipal de Bonito, Reginaldo dos Reis Nunes Rocha, o Nandinho dos Correios (PT), e a 1ª Secretária, Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima (PPS), foram afastados do cargo no dia 31 de maio, depois de denúncias apresentadas pelos vereadores Amir Peres Trindade (PDT) e Josmail Rodrigues (PSDB).

O MPE instaurou inquérito para apurar o caso, que envolvem tentativa de suborno, propina e compra de votos.

No dia 07 de junho, depois de decisão do Desembargador Josué de Oliveira, que acatou Agravo de Instrumento e concedeu Efeito Suspensivo anulando o afastamento, eles retornaram à Câmara.

Nos siga no Google Notícias