ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Preso com munições ilegais, delegado investigado por corrupção é afastado

Afastamento de Rodrigo Blonkowski da 2ª DP de Ponta Porã foi publicado hoje no Diário Oficial de MS

Helio de Freitas, de Dourados | 06/07/2022 08:23
Rodrigo Blonkowski é 2º delegado de Ponta Porã afastado (Foto: Manoel Lima/Capital do Pantanal)
Rodrigo Blonkowski é 2º delegado de Ponta Porã afastado (Foto: Manoel Lima/Capital do Pantanal)

Investigado no âmbito da Operação Codicia (ganância, em espanhol), o delegado de polícia Rodrigo Blonkowski foi afastado das funções por prazo indeterminado. O afastamento assinado pelo corregedor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Clever José Fante Esteves, foi publicado nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial do Estado.

Lotado na 2ª Delegacia de Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, Rodrigo Blonkowski foi preso ontem (5) por posse de munições irregulares, mas pagou fiança de R$ 3 mil e horas depois foi liberado.

A prisão ocorreu na casa dele em Corumbá, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão da segunda fase da Operação Codicia. Mesmo lotado em Ponta Porã, Blonkowski continua morando na cidade da fronteira com a Bolívia, onde atuou por quatro anos.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) havia pedido a prisão do delegado após descobrir novos indícios da suposta ligação dele no esquema de cobrança de propina para liberar veículos nas delegacias de Ponta Porã. O caso envolve outros policiais da ativa e aposentados.

Entretanto, assim como ocorreu com outro delegado investigado – Patrick Linares da Costa – a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul aplicou medidas cautelares alternativas à prisão, entre as quais o afastamento das funções.

O corregedor-geral determinou também o recolhimento das armas, carteira funcional e demais pertences do patrimônio público utilizados pelo delegado, suspensão de senhas e logins de acesso aos bancos de dados da instituição policial, além da suspensão de férias e avaliação para fins de promoção.

Prisão - Rodrigo Blonkowski, de 33 anos, foi preso em flagrante na manhã de ontem por posse de 114 munições sem nota fiscal. Os projéteis de vários calibres estavam debaixo de uma cama de casal. O flagrante foi elaborado pelo delegado Wilton Vilas Boas.

Blonkowski estava à frente da 2ª DP (Delegacia de Polícia) de Ponta Porã desde o afastamento de Patrick Linares da Costa, alvo da primeira fase da operação, em abril deste ano. A primeira fase cumpriu oito mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e 16 de busca e apreensão.

Nos siga no Google Notícias