Preso, motorista levava quase 2 mil pacotes de cigarros contrabandeados
Ele havia pegado o veículo em Naviraí com carga de contrabando do Paraguai. O objetivo era seguir até Três Lagoas
Na noite de sexta-feira (21), militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam um GM Astra na rodovia estadual MS-141, em Novo Horizonte do Sul, a 349 quilômetros de Campo Grande. O veículo transportava 1.750 pacotes de cigarros ilegais contrabandeados do Paraguai.
O motorista havia pegado o carro em Naviraí e tinha objetivo de seguir até Três Lagoas, distante 338 quilômetros de Campo Grande. Ele carregava um rádio de comunicação que estava instalado no Astra, que estava com o lacre da placa rompido e com identificação do motor adulterada.
As placas do automóvel eram de Foz do Iguaçu (PR), que faz fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai. O contrabando foi entregue na Delegacia da Polícia Federal em Dourados.
Operação Hórus - O transporte de cigarros vindos do país vizinho percorrem longo caminho e abastecem cerca de 57% dos brasileiros consumidores do produto, segundo dados do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
As diversas ações do DOF fazem parte da Operação Hórus, parceria entre Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem por objetivo fiscalizar contrabando ilegal na fronteira do Brasil com países vizinhos. Denúncias anônimas podem ser realizadas por meio do telefone 0800 647-6300.
Na mesma noite, foram apreendidos 76 videogames e também um veículo carregado com cerca de 600 quilos de maconha foi apreendido pelo DOF em Maracaju.