ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Preso na fronteira, narcotraficante ligado ao PCC era “intocável”

Fredy Ariel Irala Fernández, o “Liko’i”, é apontado como o principal fornecedor de maconha para a facção paulista

Helio de Freitas, de Dourados | 12/07/2019 16:12
Narcotraficante foi preso hoje em fazenda a 7 km de Coronel Sapucaia (Foto: Divulgação)
Narcotraficante foi preso hoje em fazenda a 7 km de Coronel Sapucaia (Foto: Divulgação)

O narcotraficante paraguaio Fredy Ariel Irala Fernández, o “Liko’i”, preso hoje (12) em operação da Polícia Nacional, é apontado como mais importante fornecedor de maconha da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Fernandez foi Localizado em uma fazenda a 7 km de Capitán Bado, cidade paraguaia vizinha de Coronel Sapucaia (MS), a 400 km de Campo Grande.

Meios de comunicação de Assunción informaram que Fredy é ligado ao Comando Vermelho, mas o promotor Hugo Volpe, que coordena a luta contra o crime organizado no Paraguai, disse ao Campo Grande News que ele é ligado ao PCC. “Roberto Nuñez, preso na Operação Roma’i [em maio deste ano] era fornecedor do Comando Vermelho”, explicou.

Fredy Fernández era considerado “intocável” e contava com uma bem estruturada rede para controlar as lavouras de maconha e acampamentos no meio da mata, onde a droga é embalada, e de informantes, para ser informado sobre operações policiais.

Na madrugada de hoje, no entanto, foi surpreendido quando chegava à fazenda, onde mora com a esposa e os filhos. O acampamento comandado por ele ficava a menos de cem metros do território sul-mato-grossense, segundo policiais paraguaios.

A ação contou com apoio aéreo de helicóptero da FTC (Força-Tarefa Conjunta), grupo de elite formado por policiais e homens das forças armadas paraguaias. A Polícia Federal deu apoio no lado brasileiro.

Houve troca de tiros entre os policiais e bandidos da quadrilha. Um morreu e outro ficou ferido. Os dois estavam armados com fuzis Ak-47 calibre 7,62, segundo a polícia paraguaia.

O promotor de Justiça do Paraguai Marcelo Pecci, que acompanhou a operação, disse que na estrutura do narcotráfico em grande escala, Fredy Fernández é mais importante até que Felipe “Barón” Escurra Rodríguez, ligado ao Comando Vermelho. Barón escapou do cerco policial nesta sexta-feira. É atualmente um dos bandidos mais procurados do país vizinho.

Nos siga no Google Notícias