ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Processo de cassação de vereadores presos pela PF começa na segunda, dia 3

Helio de Freitas, de Dourados | 31/10/2014 16:00
Cícero dos Santos, acusado de operar o esquema de corrupção, foi o único que não apresentou defesa (Foto: Eliel Oliveira)
Cícero dos Santos, acusado de operar o esquema de corrupção, foi o único que não apresentou defesa (Foto: Eliel Oliveira)

Começa na próxima segunda-feira, dia 3 de novembro, o processo de cassação do mandato dos cinco vereadores de Naviraí, a 366 km de Campo Grande, presos desde o dia 8 deste mês pela Polícia Federal acusados de corrupção. Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, Carlos Alberto Sanchez, o Carlão (SDD), Solange Melo (Pros), Adriano Silvério (SDD) e Marcus Douglas Miranda (PMN) já estão afastados da Câmara e substituídos pelos suplentes.

O parecer da Comissão Processante instalada para analisar o caso ainda não foi concluído, mas o Campo Grande News apurou que o documento será apresentado na sessão de segunda-feira à noite e a recomendação será pelo prosseguimento do processo de cassação.

Com a decisão pela sequência do processo, a Câmara vai intimar os acusados e as testemunhas e marcar as datas das audiências. Ao final, o relatório da Comissão Processante recomendando a cassação ou absolvição será votado em plenário.

Instalada no dia 14 deste mês, a Comissão Processante é formada pelos vereadores Antônio Carlos Klein (PDT), Márcio Scarlassara (PTdoB) – suplentes que assumiram no lugar dos afastados – e Vanderlei Chagas (PR), que está inclusive denunciado pelo Ministério Público por envolvimento no esquema de corrupção.

Antonio Carlos Klein, que é advogado de profissão e presidente da Comissão Processante, informou hoje ao Campo Grande News que o prazo para os cinco vereadores presos apresentarem defesa terminou ontem, dia 30. Apenas Cícero dos Santos não entregou sua defesa. “Ainda estamos analisando o que os vereadores alegam em sua defesa, mas pelo que vimos até agora eles se dizem inocentes”, afirmou Antônio Klein na manhã desta sexta.

Ele explicou que o prazo para a comissão apresentar o parecer termina na terça-feira, mas os três decidiram antecipar a entrega para a sessão de segunda à noite. “O parecer só vai à votação em plenário se a recomendação for pelo arquivamento do caso. Se a recomendação for pela continuidade do processo não existe necessidade de votação em plenário”, explicou.

Composição da Câmara pode mudar – Antônio Carlos Klein informou que apesar dos encaminhamentos que podem levar à cassação dos vereadores presos, na Câmara de Naviraí o clima é de incertezas. O pedido do Ministério Público à Justiça para afastamento dos oito vereadores denunciados na semana passada – conforme o Campo Grande News revelou ontem – pode inclusive afetar a própria Comissão Processante, já que o relator, Vanderlei Chagas, está entre os denunciados.

Além disso, conforme Antônio Klein, se a Justiça acatar a denúncia do MP, os cinco que estão presos e os oito que ficaram em liberdade passam a ser réus. Aí surge a dúvida se eles poderiam participar inclusive do julgamento dos vereadores presos e denunciados pelos mesmos crimes.

Nos siga no Google Notícias