ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Procura de paraguaios por gasolina mais barata em MS zera estoque de postos

Nesta segunda-feira, pelo menos dois postos de Ponta Porã ficaram um tempo sem gasolina

Helio de Freitas, de Dourados | 12/07/2022 11:20
Carros fazem fila para abastecer em posto de Ponta Porã; cliente paraguaio já é maioria (Foto: ABC Color)
Carros fazem fila para abastecer em posto de Ponta Porã; cliente paraguaio já é maioria (Foto: ABC Color)

Postos de combustíveis de cidades sul-mato-grossenses localizadas na linha internacional com o Paraguai continuam lotados de carros do país vizinho em busca de combustíveis mais baratos. Já tem estabelecimento enfrentando desabastecimento, mesmo temporário.

A situação é inusitada, pois ao longo dos anos a cena comum era a procura dos brasileiros pela gasolina mais barata do outro lado da fronteira. Com a redução da alíquota de ICMS na semana passada, o combustível está mais barato em Mato Grosso do Sul do que nos postos paraguaios.

Em Ponta Porã, cidade a 313 km de Campo Grande e separada por uma rua de Pedro Juan Caballero, a procura tem sido tanta que já tem posto enfrentando falta temporária de gasolina, principalmente.

A reportagem apurou que nesta segunda-feira (11), pelo menos dois postos da área central ficaram sem gasolina por causa da procura bem acima da média nos últimos dias. Em um deles, o estoque só foi regularizado duas horas depois, com gasolina enviada por outra filial.

Condutores paraguaios ouvidos pelo jornal ABC Color afirmam ser possível economia de até dois mil guaranis por litro de gasolina abastecendo nos postos de Ponta Porã. Pela cotação de ontem, segundo o Banco Central do Brasil, dois mil guaranis equivalem a R$ 1,55.

Segundo representantes de postos de combustíveis da cidade, pelo menos 60% dos clientes que têm lotado os estabelecimentos brasileiros nos últimos dias são paraguaios.

Caminhoneiros do país vizinho começaram a se mobilizar em outro protesto nacional contra o governo do presidente Mario Abdo Benítez. Eles cobram medidas para reduzir o preço dos combustíveis a exemplo do que ocorreu no Brasil.

Nos siga no Google Notícias