ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Professores protestam por transporte para chegar até escolas de distritos

Renata Volpe Haddad | 02/03/2017 12:13
Professores dos distritos de Paraíso das Águas protestaram em frente à prefeitura.(Foto: Chapadense News)
Professores dos distritos de Paraíso das Águas protestaram em frente à prefeitura.(Foto: Chapadense News)

Professores da rede municipal de ensino de Paraíso das Águas, distante 280 km de Campo Grande, estão sem transporte desde o começo do ano letivo para dois distritos onde lecionam, localizados a 35 e 58 quilômetros da cidade. Eles afirmam que a prefeitura suspendeu a condução sem aviso prévio e os convocados têm que pagar o deslocamento do próprio bolso.

São oito professores da cidade que lecionam no distrito de Pouso Alto, a 58 quilômetros do centro urbano e dez educadores que trabalham na escola da cooperativa do distrito de Bela Alvorada, a 35 quilômetros de Paraíso.

De acordo com o professor convocado de Bela Alvorada, Benilson Ormandes de Oliveira, desde 2013 a prefeitura oferece transporte para professores até o distrito. "Em 15 de fevereiro, quando começou o ano letivo, fomos pegos de surpresa. No processo seletivo não tinha aviso de que não haveria condução e não tenho como pagar do meu bolso para me deslocar. Assim estarei trabalhando para pagar o meu transporte", reclama.

Na manhã desta quinta-feira (2), professores protestaram na frente da prefeitura cobrando uma posição e as aulas da manhã começaram atrasadas. "A gente quer uma resposta, um posicionamento porque até então tinham cancelado o transporte e ninguém informou nada", relata.

O professor conta ainda que nos últimos quatro anos, além dos educadores, médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, também iam no mesmo ônibus para Bela Alvorada, atender no posto de saúde. "A secretária de educação conversou com a gente hoje e disse que até segunda-feira esse problema será resolvido. Até o fim desta semana, contarei com o vereador que também é professor, para me dar carona".

Caso a logística não seja definida até segunda-feira (6), os professores irão se reunir com o sindicato e realizar uma assembleia geral, para cobrar efetivamente a prefeitura. 

Conforme a secretária de educação de Paraíso das Águas, Inês dos Santos, o transporte foi suspenso pois ele precisa ser regulamentado. "Estamos resolvendo ainda se os professores serão conduzidos até os distritos com os alunos ou em veículo separado. Na segunda-feira à tarde teremos uma reunião e o problema deve ser resolvido", explicou.

Até o fechamento desta matéria, o prefeito Ivan da Cruz Pereira (PMDB) não atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias