ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Profissionais da saúde recebem capacitação em como distinguir casos de Influenza

Mariana Castelar | 20/05/2016 07:52
Treinamento contou com mais de 70 profissionais da área da saúde (Assessoria/ Dovulgação)
Treinamento contou com mais de 70 profissionais da área da saúde (Assessoria/ Dovulgação)

Para debater e esclarecer dúvidas sobre o processo de atendimento de pacientes com Influenza A H1N1, mais de 70 profissionais de saúde participaram da oficina de capacitação para tratamento de casos no município de Naviraí, distante 366 km de Campo Grande na quinta-feira (19).A oficina contou com a participação de enfermeiros, médicos e técnicos de saúde da cidade.

Manuseio de amostras, envio laboratorial, além das informações sobre a circulação e transmissão do vírus, preconizadas pelo Ministério da Saúde foram alguns do temas debatidos. Além do acompanhamento dos pacientes, também foram discutidos os procedimentos de administração do medicamento Tamiflu, utilizado no tratamento de casos de Influenza A H1N1.

Para a enfermeira e gerente técnica de doenças endemias da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul ), Lívia Mello, é preciso entender que para a Influenza existe um tratamento específico a ser realizado e ele deve ser seguido corretamente.

“O Tamiflu precisa ser administrado obedecendo critérios específicos. A indicação incorreta do medicamento pode acabar contribuindo para prejudicar a saúde do paciente” afirmou a enfermeira.

Para Larissa Castilho, coordenadora estadual de vigilância em saúde, a situação de surto da doença não existe, mas é essencial que as pessoas sigam as ações básicas de prevenção.

“Enfrentamos um período de sazonalidade da Influenza e não de surto, não há necessidade de pânico. Não existe uma medida preventiva nem para municípios ou para o Estado, frente ao aumento de numero de casos de influenza, que não seja o fortalecimento das ações de prevenção e controle no período sazonal”.

Nos siga no Google Notícias