ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Projeto incentiva cultura de subsistência em aldeias dominadas pela droga

Helio de Freitas, de Dourados | 27/02/2018 12:48
Mudas de banana, abacaxi e de urucum foram entregues hoje em aldeias de Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)
Mudas de banana, abacaxi e de urucum foram entregues hoje em aldeias de Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)

Com pelo menos 15 mil pessoas morando em 3.600 hectares, a reserva de Dourados, a 233 km de Campo Grande, é a área indígena com maior densidade populacional do país. Com tanta gente em pouca terra, a maioria dos moradores abandonou a agricultura de subsistência, fato que só piorou a situação das aldeias Bororó e Jaguapiru, infestadas pela droga e o álcool e marcadas pela violência.

Nesta terça-feira (27), a prefeitura lançou o projeto “Terra Produtiva”, que tenta incentivar os índios a cultivarem produtos para a alimentação própria e para vender na cidade. No lançamento, a prefeita Délia Razuk (PR) participou da entrega de mudas de banana, abacaxi e de urucum.

A Secretaria de Agricultura Familiar e a Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas anunciaram que os índios também vão receber sementes de milho para plantio quando chegar a época de semear a safra de inverno.

De acordo com a prefeitura, as mudas e sementes estão sendo entregues a pelo menos 800 famílias mais necessitadas, identificadas em levantamento feito com apoio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Além de mudas e sementes, a prefeitura informou que vai ceder máquinas agrícolas para o preparo do solo e plantio. Pelo menos 400 hectares serão cultivados durante o projeto.

Nos siga no Google Notícias