ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Reintegração de posse ocorre de forma pacífica na Usina Santa Olinda

Viviane Oliveira | 29/01/2015 11:57
Polícia está na área desde às 6h de hoje. (Foto: Marcos Tomé/Região News)
Polícia está na área desde às 6h de hoje. (Foto: Marcos Tomé/Região News)

A reintegração de posse da Usina Santa Olinda, em Quebra Coco na região de Sidrolândia, distante 71 quilômetros de Campo Grande, ocorre de forma pacifica de acordo o sargento do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Orlando Paes de Mattos. O espaço foi ocupado desde o dia 10 deste mês por famílias sem-terra.

No total, foram mobilizados 122 homens do Batalhão de Choque, distribuídos em sete viaturas, dois ônibus, uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros, outra de combate a incêndio, além de uma ambulância. No entanto, as famílias estão deixando o lugar sem intervenção da PM.

De acordo com o site Região News, quando a tropa chegou ao local do acampamento havia aproximadamente 70 famílias na área. O representante da Usina Olinda, disponibilizou caminhões para que grupo fazer a mudança.

Os policiais estão cumprindo a decisão do juiz da 2ª Vara da Comarca de Sidrolândia, Fernando Moreira da Silva, que concedeu a liminar de reintegração de posse no último dia 15. Os movimentos sociais reivindicam a transformação em assentamento dos quase 89 mil hectares onde está instalada a usina, fechada desde junho de 2013.

Fernando Moreira acatou o pedido de liminar apresentado pelos advogados da Jotapar Participações Ltda, razão social da empresa controladora da Usina Santa Olinda. A empresa arrendou no ano passado 4 mil hectares para produtores cultivarem soja e milho.

A assessoria de imprensa do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) informou que o movimento não foi notificado sobre a reintegração de posse e as famílias não têm para onde ir.

Nos siga no Google Notícias