A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

10/03/2016 22:56

Relatora da ONU visita indígenas e vem à Capital nessa sexta-feira

Nyelder Rodrigues
Relatora visitou índios do sul do Estado nessa quinta-feira e participa de reunião em Campo Grande nessa sexta-feira (Foto: Eliel Oliveira)Relatora visitou índios do sul do Estado nessa quinta-feira e participa de reunião em Campo Grande nessa sexta-feira (Foto: Eliel Oliveira)

Aconteceu nessa noite de quinta-feira (10) a visita da relatora especial das Nações Unidas sobre os direitos dos povos
indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, às comunidades indígenas de Dourados - município localizado a 233 km de Campo Grande. Em Mato Grosso do Sul, ela já visitou índios de Aral Moreira e Coronel Sapucaia, também hoje.

No Brasil desde segunda-feira (7), a relatora, que é filipina, fica no país até a próxima quinta-feira (17) e até domingo (13) em Mato Grosso do Sul. Ela fará um relatório independente sobre a situação dos índios no país, entregando à ONU (Organização das Nações Unidades) até setembro desse ano.

Um dos locais visitas por ela em Dourados foi o acampamento Boqueirão, montado há duas semanas. Lá, ela pode conversar com lideranças Guarani-kaiowá, que a receberam com rostos pintados e objetos tradicionais da cultura indígena. Na fronteira, Victoria foi à três locais ocupados por indígenas e em disputa com fazendeiros.

Além de visitar os indígenas, Tauli-Corpuz também se reuniu com o procurador da República, Marco Antonio Delfino de Almeida, e com o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB). Amanhã (11), ela vem à Campo Grande, onde se encontra com o deputado estadual Pedro Kemp (PT).

Outros destinos de Victoria no Brasil são os estados da Bahia e Pará, que também apresentam alta concentração de população indígena. "Espero que esta visita contribua para revelar algumas das preocupações e ajude na resolução de questões de longa data", afirmou a relatora por meio de nota enviada pela assessoria da ONU.

Indígenas aproveitaram a visita para conversar com a relatora da ONU  (Fotos: Eliel Oliveira)Indígenas aproveitaram a visita para conversar com a relatora da ONU (Fotos: Eliel Oliveira)
Ao chegar no ponto de encontro, Tauli-Corpuz foi recebida e caracterizada pelos índiosAo chegar no ponto de encontro, Tauli-Corpuz foi recebida e caracterizada pelos índios


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions