A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

10/03/2016 17:43

Índios se reúnem em área ocupada para esperar relatora da ONU

Helio de Freitas, de Dourados
Índios reunidos hoje à tarde em terreno invadido, no perímetro urbano de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)Índios reunidos hoje à tarde em terreno invadido, no perímetro urbano de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Índios guarani-kaiowá que ocupam terrenos e sítios nos arredores da reserva de Dourados, a 233 km de Campo Grande, no perímetro urbano do município, estão reunidos desde a tarde desta quinta-feira (10) para esperar a visita da relatora especial das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz.

Ela chegou segunda-feira ao Brasil para visitar comunidades indígenas e conversar com autoridades, para elaborar um relatório que será entregue à ONU em setembro deste ano. Hoje, a filipina Tauli-Corpuz foi a Coronel Sapucaia e Aral Moreira, na região de fronteira com o Paraguai, onde se reuniu com índios de três acampamentos montados em áreas em disputa com fazendeiros.

Lideranças do acampamento Boqueirão, montado há duas semanas em um terreno nos fundos do residencial Monte Carlo, região norte da cidade, informaram que estavam esperando a relatora da ONU. Índios com os rostos pintados e com flechas estavam nos arredores e no anel viário, rodovia que divide a cidade da reserva.

Estão previstas ainda para a noite de hoje duas reuniões de Tauli-Corpuz com autoridades em Dourados. ele deve se reunir com o procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida e com o prefeito Murilo Zauith (PSB).

Amanhã, a representante da ONU segue para Campo Grande, onde mantém audiência com o deputado estadual Pedro Kemp (PT). Ele confirmou a agenda com Tauli-Corpuz. A relatora deve permanecer em Mato Grosso do Sul até domingo.

Uems recebe inscrições em seleção para cursos de Educação à Distância até dia 22
Seguem abertas até 22 de dezembro as inscrições no processo seletivo de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade EaD (Educação à Distância)...
Marido é suspeito de por fogo em casa com mulher e cinco filhos dentro
Um homem de 29 anos é suspeito de atear fogo na própria casa com a mulher e os cinco filhos dentro na noite desta quinta-feira (14) em Caarapó - a 28...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions