ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Remoção de promotor de Corumbá fica suspensa até julgamento de recurso

Aline dos Santos | 26/01/2012 14:05

Remoção compulsória para o município de Coxim foi determinada pelo Conselho Nacional do Ministério Público

A remoção do promotor de Justiça, José Arturo Iunes Bobadilla Garcia, lotado em Corumbá, está suspensa até julgamento de recurso no Conselho Nacional do Ministério Público.

A transferência para o município de Coxim foi determinada pelo conselho, que abriu processo administrativo a pedido da Procuradoria-Geral do MPE (Ministério Público Estadual).

A defesa do promotor vai apresentar recurso dentro de cinco dias. “Acredito que em um mês, no máximo, será julgado”, afirma o advogado André Borges. Caso o Conselho Nacional do Ministério Público mantenha a decisão, ele vai recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O processo administrativo contra o promotor tramita desde 2009. A conduta do promotor José Arturo Iunes começou a ser analisada após o MPE receber denúncias de que ele teria praticado crimes de corrupção passiva e prevaricação, entre os anos de 2006 e 2007.

Na decisão, consta que houve “fatos graves nas relações profissionais e sociais, devidamente caracterizados e objetivamente apurados”.

“Ele [o promotor] considera a decisão injusta e completamente ilegal”, afirma Borges.

A remoção é uma medida administrativa. Para concretizá-la, basta a publicação de uma portaria do MPE.

Nos siga no Google Notícias