ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Rio Brilhante comemora 88 anos de emancipação nesta terça-feira

Renata Volpe Haddad | 26/09/2017 07:19
Praça central de Rio Brilhante. (Foto: Rio Brilhante em Tempo Real)
Praça central de Rio Brilhante. (Foto: Rio Brilhante em Tempo Real)

A 161 km de Campo Grande, o município de Rio Brilhante comemora 88 anos de emancipação nesta terça-feira (26) e a prefeitura realiza desde a semana passada, diversas ações na cidade para comemorar a data.

No sábado (24), teve shows com artistas regionais, maratona de mountain bike. Na próxima quinta-feira (28), terá um evento para escolher a Miss e Mister terceira idade. As comemorações encerram no dia, com cerimônia de formatura de cursos realizados na área rural.

História

O desbravamento das terras de Rio Brilhante está ligado a história de Paranaíba, já que terceira década do século XIX, os pioneiros das famílias Lopes, Souza Leal, Pereira, Garcia e Barbosa atravessaram os campos daquela região e entraram pelos cerrados de Três Lagoas, iniciando a história do povoamento do sul do Estado.

Algum tempo depois, vários gaúchos chegaram na cidade com as famílias, levando pequenos rebanhos de bovinos, equinos e ovinos, ao mesmo tempo em que os descendentes das famílias pioneiras se dispersaram, buscando às margens dos rios Brilhante, Vacaria e Dourados, fomentando a pecuária e a agricultura.

Na região de Entre-Rios começou a ser produzida erva-mate. A extração e industrialização do produto foi importante fator para desenvolvimento da região, já que criou um ponto de concentração da produção, para posterior remessa aos centros consumidores, através dos rios Brilhante e Ivinhema.

O município foi criado como distrito de Vacaria em 10 de julho de 1912. Foi elevado à categoria vila Entre Rios, em 26 de setembro de 1929 e então desmembrado de Campo Grande.

Rio Brilhante tem 36.144 habitantes e é um dos 50 municípios de Mato Grosso do Sul com maior produção agrícola.

Nos siga no Google Notícias