A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 30 de Março de 2017

16/12/2012 08:06

Rio Verde comemora 59 anos neste domingo

Gabriel Neris
Beleza natural do município de Rio Verde de MT, que completa hoje 59 anos de fundação (Foto: Divulgação)Beleza natural do município de Rio Verde de MT, que completa hoje 59 anos de fundação (Foto: Divulgação)

Moradores de Rio Verde de Mato Grosso, localizado a 207 km de Campo Grande, comemoram neste domingo (16) o aniversário de 59 anos do município. Atualmente, a cidade conta com 19.216 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Foram os índios caiapós os primeiros habitantes das terras de Rio Verde. No século XVII, surgiram os bandeirantes que adentraram entre Rio Pardo e Ribeirão Camapuã, em busca das terras caiapós.

Com o estabelecimento de Domingos Gomes Belliago, em 1729, à margem direita do Taquari, a região passou a ser devastada com frequência, o que determinou o afastamento dos habitantes primitivos. Em 1885, se instalou Américo de Souza Brito, que adquirira extensa faixa de terra situada à margem direita do Rio Verde.

A chegada de novos imigrantes e suas famílias houve abertura de novas fazendas de gado e de agricultura de subsistência, tendo início à constituição do novo núcleo humano que hoje se constituiu Rio Verde de Mato Grosso.

Em 1931, foi criado o Distrito de Paz de Rio Verde. A localidade passou a se chamar Coronel Galvão, em 1943, e elevada à categoria de município com a denominação de Rio Verde de Mato Grosso, pela Lei Estadual nº 707, de 16 de dezembro de 1953, desmembrando de Coxim.

O termo Mato Grosso foi acrescido por força da legislação que rege o assunto e para evitar confusão com o município de Rio Verde, no Estado de Goiás.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions