ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Rochedo comemora neste domingo 66 anos de emancipação

Viviane Oliveira | 23/11/2014 07:15
Cidade completa 66 anos neste domingo. (Foto: divulgação/Prefeitura)
Cidade completa 66 anos neste domingo. (Foto: divulgação/Prefeitura)

A cidade de Rochedo, distante 74 quilômetros de Campo Grande, comemora neste domingo 66 anos. O município tem pouco mais de 5 mil habitantes.

O prefeito João Cordeiro declarou que neste ano não terá nada em comemoração ao aniversário, pois está reduzindo ao máximo os gastos com o objetivo de garantir a folha de pagamento dos funcionários públicos, o que vai possibilitar uma maior circulação de dinheiro na cidade.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a formação do povoado de Rochedo teve início em 1931, quando baianos, alagoanos e pernambucanos acamparam à margem do Rio Aquidauana na tentativa de descobrir mouchões diamantíferos.

Os esforços do povo nordestino foram compensados pela descoberta de jazidas de diamantes. Com os bons resultados, foram chegando mais gente para a região, mas o desenvolvimento rápido foi passageiro.

Os meios rudimentares utilizados na garimpagem determinaram a queda de produção e estagnação. Os garimpeiros, então, foram em busca de riquezas em outro lugar. Os que ficaram na região voltaram a atenção para a agricultura, pecuária e extração da madeira, como nova possibilidade econômica da povoação.

Os primeiros povoadores de Rochedo foram Aparício Menezes, Severino Mourão, mais conhecido por Buriti, João Avelino de Souza, Afonso de Araújo Pessoa, Albino de Castro Coimbra, João Silva e vários outros que constituíram a cidade.

Nos siga no Google Notícias