A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 19 de Novembro de 2017

23/11/2014 07:15

Rochedo comemora neste domingo 66 anos de emancipação

Viviane Oliveira
Cidade completa 66 anos neste domingo. (Foto: divulgação/Prefeitura)Cidade completa 66 anos neste domingo. (Foto: divulgação/Prefeitura)

A cidade de Rochedo, distante 74 quilômetros de Campo Grande, comemora neste domingo 66 anos. O município tem pouco mais de 5 mil habitantes.

O prefeito João Cordeiro declarou que neste ano não terá nada em comemoração ao aniversário, pois está reduzindo ao máximo os gastos com o objetivo de garantir a folha de pagamento dos funcionários públicos, o que vai possibilitar uma maior circulação de dinheiro na cidade.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a formação do povoado de Rochedo teve início em 1931, quando baianos, alagoanos e pernambucanos acamparam à margem do Rio Aquidauana na tentativa de descobrir mouchões diamantíferos. 

Os esforços do povo nordestino foram compensados pela descoberta de jazidas de diamantes. Com os bons resultados, foram chegando mais gente para a região, mas o desenvolvimento rápido foi passageiro.

Os meios rudimentares utilizados na garimpagem determinaram a queda de produção e estagnação. Os garimpeiros, então, foram em busca de riquezas em outro lugar. Os que ficaram na região voltaram a atenção para a agricultura, pecuária e extração da madeira, como nova possibilidade econômica da povoação.

Os primeiros povoadores de Rochedo foram Aparício Menezes, Severino Mourão, mais conhecido por Buriti, João Avelino de Souza, Afonso de Araújo Pessoa, Albino de Castro Coimbra, João Silva e vários outros que constituíram a cidade.

Durante abordagem, passageiro de ônibus finge passar mal e foge
Passageiro de ônibus fingiu passar mal para fugir da polícia, neste domingo (19), deixando para trás mala com maconha e os próprios documentos em Dou...
Travesti encontrada morta tinha 22 anos e foi reconhecida pelas amigas
Foi identificada como Wiris de Souza Santos, 22 anos, conhecida como Vitória, a travesti encontrada morta com nove facadas, por volta das 5h deste do...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions