ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Secretário sugere apoio policial em novo "epicentro" da covid-19 em MS

Em lockdown, município viu escalada de 34 casos em menos de uma semana

Jones Mário | 11/05/2020 12:21
Cidade na região sudoeste do Estado não tem leitos de UTI, tampouco respiradores (Foto: Reprodução/Facebook)
Cidade na região sudoeste do Estado não tem leitos de UTI, tampouco respiradores (Foto: Reprodução/Facebook)

Com 34 casos confirmados em escalada de menos de uma semana, Guia Lopes da Laguna - a 230 quilômetros de Campo Grande - assumiu a primeira posição estadual no ranking de municípios com maior incidência de novo coronavírus no Estado. A disparada levou o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, a manter diálogo frequente com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, caso seja necessária intervenção policial na cidade da região sudoeste.

“Caso tenhamos que recorrer às forças de segurança para manter as pessoas em quarentena em Guia Lopes e Jardim [município vizinho], a gente vai recorrer para coibir o avanço da doença”, declarou Resende, durante transmissão ao vivo, na manhã desta segunda-feira (11).

Guia Lopes já soma 343,6 ocorrências para cada 100 mil habitantes, indicativo quase cinco vezes maior à taxa nacional (de 76,9/100 mil) e 25 acima da estadual (13,8/100 mil).

(Infográfico: Reprodução/SES)
(Infográfico: Reprodução/SES)

Até o momento, todos os casos confirmados no município estão em isolamento domiciliar.

A região preocupa particularmente a SES, uma vez que não existem leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para casos graves da doença em Guia Lopes, tampouco respiradores. A vizinha, Jardim, com oito casos confirmados também não tem. Eventuais internações devem ser reguladas para Campo Grande.

Apelo - Guia Lopes está sob lockdown. As pessoas só podem sair de casa até duas vezes na semana, em regime de rodízio, e exclusivamente para atender necessidades básicas, como ir ao mercado e à farmácia.

Em transmissão ao vivo nesta manhã, o prefeito Jair Scarpini (PSDB) disse que outros cinco exames de pessoas com suspeita de contaminação pela covid-19 estão sob análise de laboratório. Pessoa identificada no vídeo pelo mandatário apenas como pastor Marcelo revelou “grande quantidade de coletas” prevista para hoje.

O município abriu processo seletivo para contratar um médico e três enfermeiros, a fim de reforçar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Principais vias e locais públicos de Guia Lopes foram desinfectados neste domingo (Foto: Reprodução/Facebook)
Principais vias e locais públicos de Guia Lopes foram desinfectados neste domingo (Foto: Reprodução/Facebook)

Durante transmissão, pastor Marcelo chegou a citar versículo bíblico a fim de apelar pelo isolamento social, e ainda sugeriu uso de máscaras de proteção facial mesmo dentro de casa.

“‘Povo meu, entra nos teus quartos, fecha as tuas portas, esconde-te só por um momento até que tenha passe a ira’. Vamos ficar em casa, se isolar. As pessoas continuam transitando, fazendo festa no seu dia a dia. Não toma mais tereré junto com muitas pessoas, não se aglomera”, clamou.

No domingo (10), principais espaços públicos do município passaram por desinfecção. Segundo informado na transmissão ao vivo, o trabalho começou durante o dia e terminou só pela noite.

Com o lockdown em vigor, a cidade registrou maior taxa de isolamento social do Estado para o Dia das Mães, com 70,8%. A média sul-mato-grossense foi de 41,9%.

Nos siga no Google Notícias