ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Covid-19 avança em municípios pequenos e contágio acelera com 23 casos em 24h

Depois da cadeia da carne, com 34 casos após contaminação em frigorífico, doença agora atinge cadeia da celulose

Ângela Kempfer | 11/05/2020 11:02
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Guia Lopes continua como maior preocupação em Mato Grosso do Sul por conta da disseminação da covid-19, com outros 8 casos hoje e 34 no total. A incidência é de 343 por 100 mil habitantes.

Mas a doença também avança em 7 municípios pequenos, além de Campo Grande e Dourados. “Estamos tendo acrescimento muito expressivo, com 15 e até 25 por dia”, alertou o secretário de Saúde Geraldo Resende.

Em Guia Lopes, o foco surgiu em frigorífico, que teve de suspender o funcionamento. Hoje, o avanço mostra que outro setor pode ser afetado, o da celulose. Ribas do Rio Pardo, com grande área de eucalipto plantada, registrou mais 4 testes positivos, passando de 2 para 6 ocorrências.

O boletim  reforça cada vez mais a interiorização da doença, indo para municípios com cerca de 10 mil habitantes. Brasilândia, por exemplo, tem 13 casos, o que significa 109,5 casos por 100 mil pessoas. A preocupação cresce porque são locais sem o básico de assistência em saúde.

Na lista dos 23 testes positivos em 24 horas aparecem: 8 em Guia Lopes, 4 em Ribas do Rio Pardo, 2 em Campo Grande, 2 em Dourados, 2 em Bonito, 1 em Brasilândia, 1 em Sidrolândia, 1 Ladário, 1 em Jardim e 1 em Bataguassu.

No total, já são 385 casos e 22 internados, 8 em UTIs. Até agora, são 201 pessoas recuperadas.

Sem respiradores - Guia Lopes entrou em lockdown, determinando o bloqueio de circulação de pessoas, mas ão conta com leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e nem respiradores.

O município pode acionar a Justiça para empresa a comercializar os aparelhos para o município por meio da dispensa de licitação. Nova Andradina moveu ação semelhante para conseguir os aparelhos.

Em Brasilândia são dois respiradores e uma ambulância de UTI Móvel. Por isso, os pacientes com sintomas mais graves devem ser transferidos para Bataguassu e Três Lagoas, onde há 5 e 10 leitos de UTI disponíveis, respectivamente.

Em Sonora, são dois respiradores e processo aberto para compra de outros dois.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende afirmou que a pasta estuda mandar ventiladores mecânicos para Guia Lopes da Laguna. Ainda não estão definidos quantos aparelhos devem ser destinados e também há dúvida sobre onde ficarão, Guia Lopes ou Jardim. O secretário avalia que o município vizinho, com distância de 5 km, tem melhor estrutura de atendimento.

Ele avalia também que não há necessidade de encaminhar respiradores para Brasilândia e Sonora por haver estrutura na saúde em municípios próximos.

Nos siga no Google Notícias