ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Seis anos após cidade ser criada, IBGE redefine limites de 5 municípios de MS

Água Clara, Camapuã, Chapadão do Sul e Costa Rica tiveram suas divisas redefinidas, medida que pode ter impacto na estimativa populacional deste ano

Humberto Marques | 25/03/2019 18:20
Vista aérea de Paraíso das Águas; criação de município impactou nos limites de quatro vizinhos. (Foto: O Correio News/Reprodução)
Vista aérea de Paraíso das Águas; criação de município impactou nos limites de quatro vizinhos. (Foto: O Correio News/Reprodução)

Seis anos depois da fundação de Paraíso das Águas –a 280 km de Campo Grande–, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) providenciou a readequação de mapas do município e dos outros quatro que cederam terras para a mais nova cidade sul-mato-grossense (Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã e Água Clara). A medida, conforme o órgão, poderá ter impacto na próxima Estimativa da População, a ser divulgada em agosto deste ano e que é usada, por exemplo, para a partilha de recursos públicos a partir do número de habitantes de cada município do país.

Ao todo, o IBGE realizou mudanças nos limites de 268 cidades brasileiras entre 2018 e este ano. As mudanças na DPA (Divisão Político-Administrativa Brasileira) são aplicadas a partir de análises efetuadas por meio de cooperações técnicas entre o instituto e órgãos estaduais e encaminhadas entre 1º de maio de 2017 e 30 de abril do ano passado.

Promovidas desde a divulgação do Censo de 2010, elas devem impactar nas estimativas de 2018, sendo fruto de novas leis estaduais sobre a criação e novas cidades, de ajustes cartográficos comunicados pelos Estados ao IBGE ou de uma melhor identificação e representação cartográfica dos mamas municipais graças a tecnologias de geo-referenciamento.

Paraíso das Águas foi oficialmente fundado em 1º de janeiro de 2013, embora o processo de emancipação do antigo distrito de Costa Rica remonte a 2006. Entre os critérios adotados para instalação do 79º município do Estado estava o contingente populacional, que precisaria superar inicialmente os 4 mil habitantes.

Foram cedidas terras de Camapuã, Costa Rica, Chapadão do Sul e Água Clara para criação do novo município. Hoje, Paraíso das Águas tem pouco mais de 5 mil moradores, conforme a última estimativa do próprio IBGE.

Com a redefinição dos mapas, pode haver flutuações populacionais, acalentando ainda mais disputas territoriais entre os municípios –Água Clara perdeu mais de 30% de sua área, incluindo os distritos de Bela Alvorada e Pouso Alto; e em Chapadão do Sul tornou-se notória disputa que envolveu uma agroindústria local, com a maioria das terras produtivas em território sul-chapadense, porém, como a sede administrativa ficava em Paraíso, a arrecadação acabou destinada ao novo município (critério do IBGE para definir a localização de empresas).

Nos siga no Google Notícias