ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Sem manutenção, prefeitura para 15 ônibus e deixa 800 alunos a pé

Estudantes da zona rural de Dourados estão desde terça-feira sem transporte para ir até as escolas na cidade

Helio de Freitas, de Dourados | 18/07/2019 10:26
Ônibus próprios da prefeitura estão parados por falta de manutenção (Foto: A. Frota/Divulgação)
Ônibus próprios da prefeitura estão parados por falta de manutenção (Foto: A. Frota/Divulgação)

Pelo menos 800 alunos de escolas estaduais e municipais que moram na zona rural estão sem transporte para chegar ao perímetro urbano de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O problema começou terça-feira (16), primeiro dia de aula após as férias do meio do ano, e continua até hoje.

A reportagem apurou que o motivo é a falta de manutenção dos 15 ônibus da frota própria da prefeitura. São dez ônibus grandes, com capacidade cada um para transportar 45 passageiros, e outros cinco, cada um para carregar 30 pessoas. Além de alunos da Rede Municipal de Ensino, por acordo a prefeitura transporta também os estudantes de escolas estaduais.

Os alunos afetados pela falta de transporte moram nos distritos do município de Dourados, alguns localizados a 60 km do centro da cidade, e em propriedades rurais nos arredores do perímetro urbano. Sem outro meio para chegar às escolas, a maioria está perdendo aula. Pais ouvidos pela reportagem estão preocupados com o impacto no aprendizado das crianças.

O Campo Grande News apurou que o serviço não foi feito porque a prefeitura está sem licitação e não pagou as oficinas mecânicas que faziam o conserto. O município está em colapso financeiro desde o ano passado.

Sem a manutenção, a prefeitura não consegue o laudo do Inmetro (Instituto de Metrologia), já que os ônibus não são aprovados na vistoria mensal obrigatória.

De acordo com pessoas que trabalham no setor, a vistoria do Inmetro é necessária para a liberação de dinheiro estadual e federal, destinado a bancar parte dos gastos com o transporte dos alunos.

“A situação é de extrema importância, que merece muita atenção, pois se o município não possui frota regularizada, automaticamente está inapto para receber recursos públicos federais. Vamos cobrar informações sobre esta questão e espero que o poder público municipal nos apresente uma solução”, afirmou o vereador oposicionista Madson Valente (DEM).

O Campo Grande News procurou o diretor do Núcleo de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Edinaldo Teixeira, mas ele disse que somente a assessoria de imprensa da prefeitura iria se manifestar.

A reportagem falou com a assessoria, mas ainda não recebeu informações. Nesta semana, o titular da Secretaria de Educação, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, pediu demissão.

A prefeitura transporta pelo menos cinco mil estudantes diariamente em Dourados. São 77 linhas na zona rural, totalizando 11 mil quilômetros percorridos.

Sessenta linhas são de responsabilidade da empresa GWA, contratada pelo município, e 17 linhas feitas pelos ônibus próprios, que estão parados. Os veículos da empresa terceirizada rodam normalmente.

Nos siga no Google Notícias