ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Sem prefeitura autorizar, obra em santuário tombado vira polêmica em município

Adriano Fernandes | 20/08/2018 19:55
Ladrilhos artesanais foram trocados por pisos de cerâmica. (Foto: Diário Corumbaense)
Ladrilhos artesanais foram trocados por pisos de cerâmica. (Foto: Diário Corumbaense)

A troca dos ladrilhos de uma escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Ladário - cidade a 419 quilômetros de Campo Grande-, tem gerado polêmica no município. A igreja é tombada como patrimônio histórico do município o que em tese, proíbe qualquer “alteração ou modificação”, sem as devidas autorizações.

No entanto, a prefeitura local ficou sabendo da obra já em andamento a partir de postagens nas redes sociais. Em reunião realizada na última semana o Conselho Municipal de Cultura decidiu levar a questão às autoridades, entre elas o bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Alvarez, para que sejam tomadas as devidas providências.

Uma vistoria técnica também deve ser feita no local e a prefeitura deve publicar uma nota de repúdio ao dano do Patrimônio Municipal.

 “Encaminhei para o prefeito Carlos Ruso que vai mandar para o jurídico da Prefeitura para que sejam tomadas as providências e que os órgãos competentes sejam comunicados. O Poder Público como responsável, zelador do Patrimônio do Município, não pode se omitir, é um dano irreparável, não tem mais como consertar e que isso sirva de exemplo para outras situações em Ladário”, disse Rodrigo Arruda, secretário de Governo e quem responde interinamente pela Fundação de Cultura da cidade.

Arruda é também membro do Conselho de Cultura. Ao Diario Corumbaense o secretário também comentou que, informalmente, o Município já tinha sido comunicado sobre uma obra de pintura, visando a comemoração do dia da santa, celebrado em 24 outubro e só ficou sabendo da situação do encobrimento do revestimento artesanal pelas redes sociais.

A reportagem do site local também esteve no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, mas o pároco da Igreja, padre Celso Ricardo, não quis se pronunciar.

Tombamento

A lei municipal 969/2016 define que o local passa a ser patrimônio histórico, religioso e cultural do município sendo proibido qualquer alteração e modificações no Santuário. Além disso, o documento estabelece que as restaurações devem preservar a originalidade da construção. A lei que dispõe sobre o tombamento histórico, religioso e cultural do Santuário Nossa Senhora dos Remédios foi sancionada pelo então prefeito José Antonio Assad e Faria.

Nos siga no Google Notícias