ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Sem terra protestam em audiência que decide destino da usina de Bumlai

Elci Holsback e Helio de Freitas | 16/03/2017 10:05
Manifestantes questionam presença da polícia (foto: Helio de Freitas)
Manifestantes questionam presença da polícia (foto: Helio de Freitas)

Cerca de 100 integrantes do MSTB (Movimento Sem Terra Brasileiro) protestam neste momento em frente à Cerrado Brasil, em Dourados - distante 233 km de Campo Grande, onde ocorre neste momento, a portas fechadas, a assembleia de credores da Usina São Fernando, que pertence ao aos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai, condenado na Operação Lava Jato e amigo do ex-presidente Lula.

A usina integra o patrimônio da Fazenda São Marcos, propriedade de 5,5 mil hectares, localizada na BR-463. Os sem terra reivindicam que a área seja destinada à reforma agrária e nesta manhã, tentaram participar da assembleia, mas cerca de 60 policiais militares e do DOF (Departamento de Operações da Fronteira) estão na porta do local.

"Terra de ladrão. Mais uma decepção para a democracia brasileira, estão protegendo ladrão enquanto a cidade está desprotegida. Fomos impedidos de entrar, aqui manda quem tem dinheiro", protesta Douglas Elias, líder do movimento.

Ainda segundo o manifestante, a presença da polícia é contraditória, pois, não há ordem judicial. "A presença da polícia aqui merece repúdio, vieram por conta própria, sem ordem judicial", relata Elias.

Na assembleia é discutida a negociação da área para quitação do débito em até 17 anos. Os manifestantes questionam porque não podem participar, já que tem interesse na compra, caso não seja destinada à Reforma Agrária.

"Aí dentro vai ser negociado para a fazenda ser paga em 17 anos e nós também podemos pagar em 17 anos. Se o juiz vai permitir a venda para um latifundiário que também não vai pagar, deveria determinar a venda para os trabalhadores que vão pagar e promover o desfavelamento e produzir alimentos. Onde planta cana, o povo passa fome", avalia o líder do movimento.

A fazenda da família de Bumlai cultiva cana-de açúcar, usada para produção de álcool e açúcar na Usina São Fernando, que também pertence à família Bumlai. Com dívida de R$ 1,5 bilhão, a indústria enfrenta vários pedidos de falência e tenta recuperação judicial.

Douglas Elias, líder do movimento (Foto: Helio de Freitas)
Douglas Elias, líder do movimento (Foto: Helio de Freitas)

MSTB quer a desapropriação da fazenda São Marcos, com base em portaria do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), que destinaria para a reforma agrária, terras com onde os proprietários acumulam grandes dívidas junto à União.

Nos siga no Google Notícias