A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

17/10/2016 07:54

Semana de Tecnologia debate produção de alimentos sem agrotóxico

Helio de Freitas, de Dourados
Produção de alimentos orgânicos é tema da Semana Nacional de Tecnologia na Uems (Foto: Divulgação)Produção de alimentos orgânicos é tema da Semana Nacional de Tecnologia na Uems (Foto: Divulgação)

Tendo como tem principal a produção de alimentos livres de agrotóxicos, começa nesta segunda-feira (17) a 13ª Semana Nacional de Tecnologia na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que tem sede em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

De acordo com a Uems, o tema “A Ciência Alimentando o Brasil” foi escolhido após a ONU proclamar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.

Como parte da programação, os cursos de física, letras, matemática, biologia e mestrado em educação científica e matemática (unidade de Dourados) e biologia (unidade de Ivinhema), desenvolveram uma programação regional inspirada na expressão guarani “Tekoha Hesãi Rehegua”, que evoca a ideia de saúde como harmonia do corpo e alma de todos os seres vivos.

O professor de letras Adilson Crepalde disse que a iniciativa destaca a questão ecológica, embasada no pensamento guarani-kaiwoá do termo “Tekoha”, segundo o qual todo o universo compartilhado pelo homem e elementos da natureza está interligado.

Hoje às 19h, no anfiteatro da Uems em Dourados, tem a palestra de abertura “Segurança alimentar e nutricional e educação ambiental: Os desafios frente ao agronegócio”, com Rodrigo de Azevedo Lamosa (UFRRJ) e Verônica Gronau Luz (UFGD).

Amanhã à noite, na Feria Agroecológica do Parque dos Ipês, haverá roda de conversa com especialistas e produtores de alimentos orgânicos.

Já no anfiteatro da Uems, amanhã à noite tem a palestra “Educação, trabalho e lugar: a escola como espaço de produção de conhecimentos textualizados”, com Maurício Compiani, da Unicamp.

Na quarta-feira, das 9h às 17h haverá mostra de ciências para estudantes de escolas públicas.

A Uems também vai realizar ações para alunos de escolas públicas nas unidades de Dourados, Maracaju, Nova Andradina e Jardim, com mesa redonda, oficinas e exposição do planetário do Projeto Saturno.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions