ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

SES articula ala exclusiva para atender indígenas no Hospital Universitário

Espaço na casa de saúde da UFGD deve contar com leitos clínicos e de UTI

Jones Mário | 04/06/2020 11:32
Hospital da UFGD pode concentrar atendimento a população indígena com covid-19 (Foto: Divulgação)
Hospital da UFGD pode concentrar atendimento a população indígena com covid-19 (Foto: Divulgação)

Em transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira (4), o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, disse que articula com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) a reserva de uma ala do Hospital Universitário apenas para atendimento a casos de indígenas com novo coronavírus.

De acordo com o secretário, o espaço serviria a população indígena de todo o Estado, não somente de Dourados e região. Se concretizada, a ala deve contar com leitos clínicos e também de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para casos graves da doença.

Dourados é, hoje, o epicentro da covid-19 em Mato Grosso do Sul, com 419 casos confirmados (21,8% dos 1.925 no Estado). A população indígena da região, concentrada nas aldeias Jaguapiru e Bororó, é de 18 mil pessoas.

Caarapó, com 7 mil indígenas na aldeia Te'Ýikue, também desperta preocupação. Dois guarani-kaiowá que trabalham no plantio de cana-de-açúcar da sucroalcooleira Raízen estão contaminados.

No Estado, segundo a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), vivem 80 mil indígenas. A entidade confirmou 75 casos de novo coronavírus entre indígenas sul-mato-grossenses até agora.

Nos siga no Google Notícias