ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Sete mil processos para um juiz motiva protesto em São Gabriel

Aline dos Santos | 18/06/2013 11:38
Criação de nova vara é cobrada desde 2006. (Foto: Divulgação)
Criação de nova vara é cobrada desde 2006. (Foto: Divulgação)

A situação de mais de sete mil processos para apenas um juiz provocou protesto na noite de ontem em São Gabriel do Oeste, a 140 km de Campo Grande. Desde 2006 é cobrada a instalação de uma segunda vara da Justiça no município.

“Leva-se um ano para o processo ter despacho e até seis anos para ser julgado. A população está ficando descrente quanto ao amparo que a Justiça deveria oferecer”, afirmou o presidente da subseção da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Gabriel do Oeste, Fernando Napp Rocha.

O prefeito Adão Rolim (PR) declarou que já foi criada estrutura para a instalação da segunda vara. “Conseguimos a doação de um terreno, reformamos o prédio do Fórum para facilitar a instalação, fomos inúmeras vezes ao TJ/MS e nada foi feito. Nosso município, com 23 mil habitantes, tem se destacado na produção agroindustrial e tem uma dinâmica forte na área econômica e social e por isso a Justiça é tão vital para nós”, relatou, durante protesto em frente ao Fórum.

A manifestação contou com vereadores, advogados, empresários e estudantes. O pedido será oficializado, novamente, nesta terça-feira ao governo do Estado e ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

“O cidadão tem direito de ter a prestação da tutela jurisdicional célere e eficaz. Em uma sociedade moderna e contemporânea em que vivemos, não podemos admitir mais a espera de anos para que o jurisdicionado tenha sua necessidade atendida”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar.

Nos siga no Google Notícias