A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

17/09/2018 14:59

Sinal analógico de TV será desligado na região de Dourados em dezembro

Caarapó, Deodápolis, Douradina, Itaporã, Vicentina e Dourados terão apenas o sinal digital a partir de 5 de dezembro

Helio de Freitas, de Dourados
Técnicos trabalham na sala de controle mestre da TV RIT em Dourados (Foto: Fabiane Dorta)Técnicos trabalham na sala de controle mestre da TV RIT em Dourados (Foto: Fabiane Dorta)

A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital a partir de 5 de dezembro deste ano em Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Itaporã e Vicentina, informou a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital.

A entidade foi criada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para garantir à população acesso à TV digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para famílias com direto aos equipamentos.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital é apontado como “grande avanço tecnológico” por colocar o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido.

“Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital.

Em Dourados e nas outras cinco cidades da região, o processo acontecerá de maneira semelhante ao feito em outras 600 cidades brasileiras.

“Além da campanha com filmes na TV e na internet, teremos peças de comunicação por toda a região e equipes atuando em locais estratégicos para abordar a população e orientar sobre a instalação da antena, do conversor e como fazer o agendamento para retirar o kit gratuito”, explica Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital.

A entidade também vai distribuir kits gratuitos com antena e conversor para famílias com direito aos equipamentos. A lista com os nomes é fornecida pelo governo federal.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, é preciso acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome do morador estiver na lista, ele deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions