ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Sinal analógico de TV será desligado na região de Dourados em dezembro

Caarapó, Deodápolis, Douradina, Itaporã, Vicentina e Dourados terão apenas o sinal digital a partir de 5 de dezembro

Helio de Freitas, de Dourados | 17/09/2018 14:59
Técnicos trabalham na sala de controle mestre da TV RIT em Dourados (Foto: Fabiane Dorta)
Técnicos trabalham na sala de controle mestre da TV RIT em Dourados (Foto: Fabiane Dorta)

A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital a partir de 5 de dezembro deste ano em Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Itaporã e Vicentina, informou a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital.

A entidade foi criada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para garantir à população acesso à TV digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para famílias com direto aos equipamentos.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital é apontado como “grande avanço tecnológico” por colocar o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido.

“Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital.

Em Dourados e nas outras cinco cidades da região, o processo acontecerá de maneira semelhante ao feito em outras 600 cidades brasileiras.

“Além da campanha com filmes na TV e na internet, teremos peças de comunicação por toda a região e equipes atuando em locais estratégicos para abordar a população e orientar sobre a instalação da antena, do conversor e como fazer o agendamento para retirar o kit gratuito”, explica Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital.

A entidade também vai distribuir kits gratuitos com antena e conversor para famílias com direito aos equipamentos. A lista com os nomes é fornecida pelo governo federal.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, é preciso acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome do morador estiver na lista, ele deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito.

Nos siga no Google Notícias