ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Sonorizadores provocam rachaduras em casas no Assentamento Itamarati

Viviane Oliveira | 15/12/2011 15:50
De acordo com o laudo, a trepidação foi uma das causas das trincas nos imóveis. (Foto: divulgação)
De acordo com o laudo, a trepidação foi uma das causas das trincas nos imóveis. (Foto: divulgação)

O MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul), pediu à Justiça Federal que os sonorizadores instalados na rodovia MS-164 sejam substituídos por outro modelo de redutor de velocidade.

Segundo investigações, o equipamento instalado tem provocado rachaduras nas casas próximas a rodovia. Vinte famílias da Vila do Secador, no Assentamento Itamarati I em Ponta Porã tiveram as residências danificadas nos últimos dois anos.

Segundo o Crea/MS (Conselho regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul), os danos causados à estrutura das casas resultaram da passagem de veículos pesados pelos sonorizadores.

Conforme relatos de moradores, quando esses veículos passam, utensílios domésticos, vidros de janelas e portas tremem.

De acordo com o laudo, a trepidação foi uma das causas das trincas nos imóveis. Para evitar que elas se transformem em rachaduras e provoquem o colapso nas estruturas das casas, colocando em risco a integridade física dos moradores, o Crea recomenda a retirada do equipamento.

As casas construídas no assentamento são da União. Elas foram concedidas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para os assentados. Dessa forma, o dano causado nas casas não apenas afetam os moradores, mas também os bens que são patrimônio público federal.

Na ação o MPF pede liminarmente e com base no laudo técnico, que os equipamentos sejam retirados em 20 dias úteis e, posteriormente, substituídos por outros que não causem danos.

Nos siga no Google Notícias