ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

STF suspende reintegração de posse de fazenda ocupada por terenas

Nyelder Rodrigues | 28/12/2016 22:30

A reintegração de posse da Fazenda Esperança, em Aquidauana - município localizado a 135 km de Campo Grande -, foi suspensa pela presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia. A área atualmente está ocupada por índios terenas e está em processo de demarcação, integrando a comunidade Taunay-Ipégue.

A decisão da ministra Cármen Lúcia atende pedido de suspensão de liminar à favor da reintegração - determinada em junho de 2013 pela Vara Federal de Dourados, suspensa pelo TRF (Tribunal Regional Federal) e neste ano restabelecida novamente.

O pedido de suspensão foi solicitado pela Funai (Fundação Nacional do Índio), alegando que o contexto da região revela provável uso de força para o cumprimento da ordem judicial, o que levaria a consequências socialmente nefastas, colocando em risco a ordem e a segurança pública.

Segundo a Funai, a ocupação indígena já totaliza mais de três anos, situação que afasta qualquer urgência do pleito, uma vez que não há qualquer dano às edificações da fazenda. Além disso, houve a conclusão do processo administrativo que resultou portaria que declarou a área como de posse tradicional do grupo indígena Terena.

Ao examinar o pedido, a ministra citou trechos de outra decisão, referente a terras ocupadas por guarani-kayowá também em Mato Grosso do Sul, nas quais havia o risco do acirramento do conflito fundiário entre índios e não índios caso a reintegração de posse fosse efetivada mediante o uso de força policial.

Nos siga no Google Notícias