ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Todos os presos na operação da PF em Corumbá já estão em liberdade

Aline dos Santos | 02/06/2012 08:10

Ação investiga fraudes milionárias em licitações

Operação fechou prefeitura de Corumbá na última quinta-feira. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)
Operação fechou prefeitura de Corumbá na última quinta-feira. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)

Todos os presos na operação Decoada, realizada na última quinta-feira em Corumbá, já estão em liberdade. Ontem, a Justiça Federal revogou a prisão do secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa; do ex-diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Rodolfo Assef Vieira; e do assessor especial do gabinete da prefeitura de Corumbá, Carlos Porto.

A prisão temporária era por 5 dias e venceria na segunda-feira. A servidora Camila Campos Carvalho Faro também foi presa, mas acabou sendo libertada ainda na quinta-feira.

De acordo com o Diário Online, apesar da liberdade, Porto e Daniel permanecem afastados das funções. Em escutas feitas pela polícia, há indícios de fraudes na Saúde e superfaturamento de shows do Carnaval 2012.

Na operação Decoada, a PF cumpriu mandados de buscas e apreensão na prefeitura, que ficou fechada, e no hospital de Corumbá, além da prefeitura de Ladário.

Ao todo, foram quatro mandados de prisão, 36 mandados de busca e apreensão e 28 de condução coercitiva. As investigações, que duraram mais de um ano, foram realizadas em conjunto pela Polícia Federal, MPF (Ministério Público Federal), CGU e MPE (Ministério Público Estadual).

A força-tarefa apontou a ocorrência de fraudes e direcionamentos em licitações, corrupção, desvio de recursos públicos e pagamentos de propina, com o envolvimento de servidores públicos municipais e empresários.

A operação foi batizada de Decoada em analogia ao fenômeno natural em que vegetação local entra em decomposição na seca, reduzindo o oxigênio da água. Como a corrupção, que asfixia a população.

Participam dos trabalhos cerca de 100 policiais federais, 16 servidores da CGU e quatro policiais da Força Nacional de Segurança Pública. Ontem, em entrevista coletiva, o prefeito Ruiter Cunha (PT), negou irregularidades.

Nos siga no Google Notícias