ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Em Corumbá, 22 licitações estão na mira do Ministério Público

Aline dos Santos | 01/06/2012 15:28
Ontem, prefeitura de Corumbá passou o dia de portas fechadas. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)
Ontem, prefeitura de Corumbá passou o dia de portas fechadas. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou 22 procedimentos para investigar licitações da prefeitura de Corumbá. Ontem, a PF (Polícia Federal) fez operação Decoada, que apura desvio milionário de dinheiro público e direcionamento de licitações. A prefeitura passou a quinta-feira de portas fechadas.

Há um ano, o alvo foi a prefeitura de Ladário, na operação Questor, que também investigou fraudes. De acordo com o promotor Luciano Anechini Lara Leite, as licitações investigadas nas ações são em diversas áreas. Ele explica que será verificado se houve crime de improbidade administrativa. Em geral, mesmo quando o recurso é federal, a prefeitura entra com a contrapartida.

Ontem, a PF prendeu o secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa, o ex-diretor presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rodolfo Assef Vieira, o assessor de gabinete Carlos Porto e a servidora Camila Campos Carvalho Faro. Ela já está em liberdade.

O grupo foi parar atrás das grades com base em gravações da polícia. Há indícios de superfaturamento de shows do Carnaval 2012. Conforme as investigações, a Saúde também era alvo das fraudes. Em 18 de abril deste ano, o secretário municipal da área, Lauther da Silva Serra, conversa com o diretor de hospital de Caridade.

Num dos trechos, Lauther diz: “Vamos fazer daquele jeitinho que cê falou mesmo. Quinze,quinze e vinte né? Vitor concorda e diz: “aí cê tira a sua gorjeta” (provável desvio de recurso do SUS). Lauhter então combina de arrumar o dinheiro “e aí eu vou, eu vou, eu arrumo esse dinheiro lá, eu já converso lá”.

Lauther e Vitor foram afastados dos cargos. O afastamento também foi determinado para os servidores Osana de Lucca, Márcio Androlage Chaves e Maria Vitória da Silva.

A operação foi batizada de Decoada em analogia ao fenômeno natural em que vegetação local entra em decomposição na seca, reduzindo o oxigênio da água. Como a corrupção, que asfixia a população.

Participam dos trabalhos 100 policiais federais, 16 servidores da CGU (Controladoria-Geral da União) e quatro policiais da Força Nacional de Segurança Pública.

Nos siga no Google Notícias