ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Trabalhadores ganham macacões de borracha para catar iscas no Pantanal

Ricardo Campos Jr. | 21/10/2017 09:33
Trabalhadores recebem macacões do MPT (Foto: divulgação)
Trabalhadores recebem macacões do MPT (Foto: divulgação)

O MPT (Ministério Público do Trabalho) distribuiu macacões de borracha impermeável às pessoas que trabalham catando iscas e caranguejos no Porto da Manga. A comunidade pantaneira fica na margem esquerda do Rio Paraguai, a 60 quilômetros de Corumbá.

Conforme o órgão, as pessoas que exercem essa atividade são submetidas a condições precárias e não usam qualquer tipo de equipamento de proteção. Dessa forma, eles ficam sujeitos a ataques de animais, doenças dermatológicas e, no caso das mulheres, a doenças ginecológicas pelo contato direto e prolongado com a água suja.

O dinheiro para a compra das vestes especiais veio de uma multa aplicada a uma empresa por descumprimento da legislação trabalhista.

A procuradora regional do trabalho, Rosimara Delmoura Caldeira, coordenou a entrega dos macacões. Ao visitar a comunidade, ela constatou que existem muitos outros trabalhadores que ainda carecem de equipamentos, “ou seja, haverá outras oportunidades de retorno para a continuidade dessa ação social”, disse.

“Usamos tênis apenas para chegar ao rio e lá tiramos para fazer a captura de iscas e de caranguejos. Com o macacão, certamente estaremos mais protegidos. Espero que ações como essa permaneçam”, disse Nélio de Souza Pinto. O pantaneiro já foi vítima de ataques de cobra e jacaré e elogiou a ação do MPT.

Nos siga no Google Notícias